Desde o último dia 13 que o edital de Projetos de Cultura e Arte para os bairros do programa Ocupação Social está definitivamente liberado na internet. A iniciativa foi anunciada na última semana como um fôlego a mais para os editais de cultura e é voltada para coletivos, produtores culturais e moradores de locais específicos da Grande Vitória e do interior. A proposta é levar ações culturais ligadas aos direitos humanos para tais municípios e bairros, espaços que geralmente não são alvos de atividades e ações de cultura. A ação é uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).
O novo edital vai premiar com R$ 1 milhão um total de 25 projetos que fomentem ações de formação cultural e artística nos bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social, alguns deles são: Castelo Branco, Flexal II, Nova Esperança e Nova Rosa da Penha, em Cariacica; Nova Palestina, em Vitória; Barramares, Boa Vista e Santa Rita, em Vila Velha; além de diversos outros e bairros também de Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Pinheiros e São Mateus.
Cada projeto vai receber R$ 40 mil para desenvolver as atividades, sendo aprovado pela comissão julgadora um projeto por bairro. As inscrições já estão abertas e seguirão até o dia 28 de novembro. Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, coletivos formados por duas pessoas ou mais e instituições sem fins lucrativos. E cada participante poderá inscrever somente um projeto.
As secretarias apresentam a iniciativa frisando que as ações visam promover e desenvolver cultura e arte nos bairros, criando novas oportunidades aos jovens que moram nas comunidades definidas. Os projetos devem prioritariamente desenvolver atividades com crianças, adolescentes e jovens com idades entre 10 e 24 anos, incluindo quem está fora das escolas.
Durante o período de inscrições dos projetos, serão realizadas oficinas de capacitação nas comunidades, com o intuito de instigar e integrar no edital quem faz cultura nas comunidades. De preferência, as secretarias esperam que os projetos sejam pensados e desenvolvidos por, e para, quem mora nas comunidades, visando o empoderamento desses jovens por meio da cultura e da arte.
Acesse o regulamento e anexos do edital
Serviço
O Edital de Projetos de Cultura e Arte para os bairros do programa Ocupação Social está publicado no site da Secult com inscrições abertas até o 28 de novembro.