“Palavra é água
Pode também ser fogo”
(Palavras e Poetas, Suely Bispo)
O trecho acima pode sintetizar o novo livro da atriz e poetisa Suely Bispo. O poema fala sobre ser poetisa e carregar a palavra mesma quando ela é solidão. Ele está presente na nova obra da artista, Lágrima Fora do Lugar, lançada oficialmente na última semana, com evento no Centro de Vitória, na famosa Rua Sete de Setembro, onde Suely Bispo recebeu amigos, admiradores e comemorou a chegada de mais uma marca no campo literário.
Muito se falou de Suely Bispo neste ano, a atriz que levou um pouco do Espírito Santo para a novela Velho Chico, da Rede Globo, com a personagem Doninha. Bem antes disso, Suely já se movimentava por entre as artes – literatura e artes cênicas –, ao se formar mestre em Estudos Literários e, desde a graduação em História, se envolver com o teatro. Em 2009 ela lançou o primeiro livro de poemas, Desnudalmas, uma obra que precede e é linha de direção para seu novo livro, o Lágrima Fora do Lugar.
O amor, a relação com o outro, a solidão e muita água constroem o que é Lágrima Fora do Lugar. Jorge Nascimento, convidado que assina o prefácio do livro, acrescenta ainda um outro ponto presente na obra, as raízes com a ancestralidade: “se a Poesia pode ter uma finalidade, é ser meio de religação entre os entes, os seres e as coisas desse e dos outros mundos possíveis” – religação perceptível não só nesse livro, mas na obra de Suely enquanto artista, que de alguma forma está sempre a evidenciar sua identidade étnica de mulher negra.
A palavra crua e simples é o que caracteriza os escritos da poetisa. Tudo está posto ali para ser absorvido de uma vez só, rapidamente, num livro curto de 70 páginas, que convida o público a navegar por poemas curtos que, como frisado, são marcados pela água. Água essa que está presente em forma de lágrimas, mas nem sempre sofridas. As lágrimas de Suely neste livro são de saudades, nostalgia, pelas marcas do tempo e pelo amor.
“Não choro de tristeza
Somente essa vontade
De desaguar em ti
Mais um poema”.(Choro, Suely Bispo).
Outros elementos também bastante presentes no livro são o vento e o fogo, que pontuam quase a cada poema suas forças em meio às palavras. As referências da atriz estão também muito evidentes ao citar quem lhe influencia de alguma forma, ou quem apenas foi inspiração para certos poemas, como Drummond, Guimarães Rosa, Solano Trindad, Saramago e Tom Jobim.
Lágrima Fora do Lugar tem ainda um toque de elementos religiosos e um pouco do que a autora chama de ‘erotismo amoroso’, fechando com uma espécie de homenagem ao Rio São Francisco. A sensação é de que o livro mergulha em mar e se finda no rio, convidando o leitor a pausar um pouco a rotina e embarcar de forma muito leve nessas realidades.
Mais eventos de lançamento
No próximo sábado (22), Lágrima Fora do Lugar aporta em São Paulo para outro lançamento oficial. O livro é uma publicação da editora capixaba Cousa e está a venda por preço de R$40,00. Acesse a rede social da editora para mais informações.