A animação não é um gênero audiovisual necessariamente voltado ao público infantil. Há animações atualmente para diversas idades e abordando uma gama de temáticas que, talvez, não poderiam ser tão bem exploradas em outros gêneros. E com tal crescimento a cada ano, a animação tem ganhado espaço em grandes mostras e eventos, a exemplo do Festival Anima Mundi, um dos festivais de animação mais importantes do mundo.
Na próxima sexta-feira (28), em prol de celebrar o Dia Internacional da Animação, o Cine Jardins, em Jardim da Penha, Vitória, recebe o 13º Dia Internacional da Animação – uma mostra repleta de curtas produzidos não só no Brasil, mas em diversos outros países. Tudo começará a partir das 20h30 e a entrada é franca.
Ao todo são 200 cidades pelo Brasil recebendo a mostra, que contará com seis curtas nacionais, um local e sete internacionais aqui em Vitória. O representante capixaba é o filme A Árvore de Humberto, realizado nas técnicas de desenho em papel, massinha, recortes e pixilation. A produção foi realizada por alunos da Rede Pública de Ensino de Vitória e tem estreia na noite do 13º Dia Internacional da Animação. A homenagem do curta de 14 minutos é para o cineasta Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema nacional, com intensa produção a partir da década de 1930.
Na programação, a animação se mostra tão maleável quanto suas técnicas usadas para dar vida a histórias – desde massinhas, stopmotions, tecnologia 2D, lápis no papel, entre diversas outras. As animações também denotam diversidade ao entraram nas telas para animar videoclipes (como no clipe acima do cantor Rafael Castro) ou revelando uma narrativa com histórias de temáticas nada infantis, como no curta carioca Animatic Inglourious Billiards (abaixo), que apresenta um jogo de sinuca e uma disputa acirrada entre dois homens.
Na seleção das obras, os curtas são divididos em um grupo local, com produções vindas de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais; e um grupo de curtas internacionais que chegam da Inglaterra, Estados Unidos, Irã, Itália, Holanda e Suíça/Reino Unido. Vale destacar que os filmes estrangeiros têm classificação indicativa de 16 anos.
Serviço
A programação do 13º Dia Internacional da Animação tem realização na sexta-feira (28), no Cine Jardins – rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262, Jardim da Penha, Vitória. A entrada é livre.