quarta-feira, novembro 27, 2024
24.9 C
Vitória
quarta-feira, novembro 27, 2024
quarta-feira, novembro 27, 2024

Leia Também:

Pesquisas eleitorais podem embolar o cenário na reta final na Grande Vitória

Estão registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pesquisas nos quatro municípios da Grande Vitória em que haverá segundo turno das eleições neste domingo (30). Alguns desses levantamentos devem ser publicados às vésperas da eleição, o que tem deixado os candidatos apreensivos.

Isso porque o resultado das pesquisas podem influenciar o voto dos indecisos. Quanto mais próximo da eleição os resultados forem divulgados, mais as pesquisas podem ajudar no fenômeno do voto útil.

O receio vem da disputa de 2012. Na eleição passada, em Vitória, uma pesquisa divulgada na edição dominical do jornal A Gazeta, no dia da votação – mas que começou a ser distribuído no sábado à tarde –, trazia uma virada do candidato que estava em segundo lugar, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) contra Luciano Rezende (PPS), que acabou confirmando a vitória sobre o tucano. Daí a apreensão da classe política sobre a influência das pesquisas nesta reta final.

No Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estão registradas quatro pesquisas relacionadas à eleição em Vitória. Na sexta-feira (21) foi registrada a pesquisa do Instituto Veritá, que não tem publicação definida para divulgar os dados. A Futura registrou pesquisa no sábado (22) e o Ibope, no domingo (23). Os dois publicam suas pesquisas no jornal A Gazeta. Já a Enquet, que publica no jornal A Tribuna, também registrou a pesquisa no último domingo (23).

Em Vila Velha, apenas a Futura registrou pesquisa no dia 21. Em Cariacica, além da Futura, que registrou pesquisa no dia 22. O instituto Veritá e o instituto Logos também estão fazendo pesquisa desde o dia 20. Na Serra, Futura e Enquete registram pesquisa no dia 22 e o Veritá no dia 21.

As pesquisas devem ser registradas com no mínimo cinco dias de antecedência antes de sua divulgação. Como a eleição está acirrada em todos os cenários do segundo turno, a publicação das pesquisas pode desequilibrar a eleição, principalmente para quem estiver à frente da corrida eleitoral.

Mais Lidas