sexta-feira, setembro 20, 2024
27.1 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Mais uma tentativa de conciliação entre portuários e TVV termina sem acordo

Mais uma audiência de conciliação entre o Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES) e o Terminal Portuário de Vila Velha (Login-TVV) terminou sem acordo. A audiência aconteceu na manhã desta quarta-feira (26) no Tribunal Regional do Trabalho no Estado (TRT-ES) e a empresa não apresentou acordo.

Os portuários não aceitaram a proposta do TVV de pagar integralmente os dias parados, desde que encerrada imediatamente a greve deflagrada em 11 de outubro, alegando que precisam estudar a questão das escalas. Eles se comprometeram a apresentar contraproposta.

O Suport vai construir proposta de nova escala, com o auxílio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que será apresentada em reunião nesta quinta-feira (27).

Enquanto a empresa insiste em proposta de propõe reajuste de 6%, retroativo a março deste ano, mais 1,5% a partir de janeiro de 2017, e, ainda, aumento do abono salarial para R$ 2,7 mil, nas mesmas condições, os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 9,98%; tíquete alimentação de R$ 600; e escala em turno ininterrupto de revezamento de oito horas com uma hora de intrajornada, com três turmas, constituídas por seis equipes e, havendo necessidade, com a complementação através de trabalhadores portuários avulsos; além de adicional de turno de 15%.

Os trabalhadores estão insatisfeitos com a alteração nas escalas de trabalho, que foi feita de maneira unilateral para aqueles que estavam no turno de revezamento. A mudança nas escalas representou queda de cerca de 40% no rendimento de diversos trabalhadores, por conta da imposição do turno fixo.

Alguns portuários estão há três meses com os contracheques zerados por conta da mudança nas escalas de trabalho, feita de maneira unilateral. Até mesmo uma “vaquinha” teve de ser feita para que os portuários conseguissem arcar com os compromissos financeiros.

 

Mais Lidas