O Núcleo Afro Odomodê apresenta nesta semana o AfroSons, um projeto que chega para resgatar a história, os valores e toda a ancestralidade dos sons de matriz africana. A proposta do workshop é que de tempos em tempos um novo ritmo musical seja explorado e destrinchado para o público, no intuito de reverberar com o público esses ritmos e fazer com que as tradições negras nesses estilos não sejam perdidas.
O primeiro workshop da série traz o blues como ritmo a ser explorado. Para isso, o convidado Eugênio Goulart, vocalista da Big Bat Blues Band, conversará e apresentará as histórias dos negros e seus cantos melancólicos nos campos de algodão, onde toda a história de blues começou, até as escalas musicais complexas ao som dos violões artesanais e gaitas típicas do blues.
A atividade tem realização já na próxima terça-feira (1), das 18h30 às 21h30, na sede do Núcleo Afro Odomodê, que fica na Fonte Grande, em Vitória. Os interessados devem enviar um email para a organização do evento – no endereço eletrônico [email protected], com o nome do evento no assunto e na mensagem, além de nome completo e instituição que faz parte, se houver uma. A participação no evento é gratuita e para quem precisar será enviado certificados de participação.
Ao longo da série de worshops os outros ritmos explorados serão o samba, o rock, o jazz, reggae, forró e ritmos locais também, como o congo – sempre com convidados atuantes na área e com pequenas apresentações ao final de cada encontro, com participação do público.
O convidado
Eugênio Goulart é a voz que comanda a Big Bat Blues Band (vídeo acima) desde o início dos anos 1990. De lá para cá o músico já se consolidou como um verdadeiro ‘bluesmam’, por ser um dos grandes representantes do blues no Estado. Com a banda, Goulart já gravou três discos e, nos trabalhos, diversas musicas levam sua assinatura na composição.
Acompanhe o evento em rede social
Serviço
O primeiro workshop da série AfroSons, com Eugênio Goulart, tem realização na terça-feira (1), das 18h30 às 21h30, na sede do Núcleo Afro Odomodê – Escadaria Jaime Figueira, 13, Fonte Grande, Vitória.