Um dos músicos mais importantes do Brasil e um dos maiores ícones da cultura do Espírito Santo, o violonista Maurício de Oliveira completaria, em 2015, 90 anos de idade. Em reconhecimento à importância de sua obra, foi inaugurada neste ano uma estátua no cantor na Praia de Camburi, em Vitória. Agora será realizada uma cerimônia de concessão da Comenda Maurício de Oliveira. O evento acontece na próxima sexta-feira (4), a partir das 19h, exatamente na Estátua Maurício de Oliveira, que fica na altura do quiosque 4. A participação é livre.
A organização alerta que, caso as condições meteorológicas não estejam favoráveis, a entrega da comenda será transferida para Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro Histórico de Vitória.
Este é o quinto ano da Comenda Maurício de Oliveira – uma reverência ao maestro e, ao mesmo tempo, uma homenagem àqueles que produzem cultura e arte. Instituída em 2010, a condecoração foi criada como forma de reconhecimento e gratidão ao trabalho do maestro e para homenagear os cidadãos engajados no movimento cultural e que tenham contribuído de forma significativa para o crescimento da cultura local.
Neste ano os homenageados são Ariane Meireles, capixaba e profissional da dança afrobrasileira desde a década de 1980; Glecy Coutinho, nascida em João Neiva, professora, envolvida no teatro amador e no cinema; Valter Vieira da Silva, ou “Golias”, um nome de resistência que conta com mais de 50 anos de trabalho com discos de vinil em Vitória; Maria Helena Lindenberg, artista plástica e um dos nomes mais ativos na cultura do Espírito Santo; Mario Ruy Nogueira Brandão, músico e integrante das bandas Os Mamíferos e Mistura Fina; e Reinaldo Santos Neves, considerado um dos maiores nomes da literatura produzida no Estado.
Serviço
O evento de concessão da Comenda Maurício de Oliveira tem realização na sexta-feira (4), às 19h, na Praia da Camburi – avenida Dante Michelini, altura do quiosque 4, Vitória. A participação é livre.