sexta-feira, setembro 20, 2024
27.1 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Sindicato repudia dispensa de agentes de saúde e de controle de endemias de Cariacica

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado (Sindsaúde-ES) divulgou nota de repúdio à prefeitura de Cariacica por conta da não renovação do contrato de 230 agentes de saúde – entre agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de controle de endemias (ACE). Os profissionais foram comunicados por telefone que não haveria a renovação do contrato na última quinta-feira (10).

A comunicação da não renovação dos contratos aconteceu mesmo com uma ação na Justiça em andamento contra o descumprimento da Emenda 51 da Lei Federal 11.350/06, que prevê a efetivação dos agentes contratados até o ano de 2006. A administração alega não ter os comprovantes necessários, que deveriam estar devidamente arquivados.

A demissão dos agentes vai reduzir drasticamente o número de profissionais que atuam nos serviços de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya, já que haverá o enfraquecimento do trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, deixando a população desassistida. Além disso, reduzirá também o quantitativo de ACS nas equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Com a demissão, o município passa a ter 46 agentes de endemias efetivos, e deve convocar 15 aprovados no último concurso. No entanto, deveria haver 180 profissionais, segundo a legislação.

Já entre os agentes comunitários de saúde, foram aprovados 55candidatos no último concurso feito no município, o que não é suficiente para a formação das equipes conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Mais Lidas