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Reestruturação do Banco do Brasil pode precarizar as condições de trabalho

O Banco do Brasil anunciou, neste domingo (20), o fechamento de 402 agências e a transformação de outras 379 em postos de atendimento. No Estado a medida afetará quatro agências – Moscoso e Rio Branco, em Vitória, que serão fechadas, e as agências Expedito Garcia, em Cariacica, e Jardim Limoeiro, na Serra, que serão transformadas em postos de atendimentos – em uma ação que é considerada pelo Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES) como o desmonte da instituição.

Além do fechamento de agências, as medidas incluem Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), que pretende atingir 18 mil empregados, e o encerramento de 31 superintendências regionais.

A entidade ressalta que as medidas foram implementadas sem debate prévio com o corpo funcional. O Sindibancários aponta que o mercado e a imprensa foram comunicados antes da intervenção, o que surpreendeu as entidades representativas dos bancários.

No dia 1 de dezembro será realizada pelo Sindibancários uma plenária para discutir a proposta de desmonte com os empregados do Banco do Brasil. A recomendação é que os bancários da instituição aguardem até o dia da plenária para decidirem sobre a adesão ao plano.

O sindicato também ressalta que a estratégia do banco é focar nas ferramentas de atendimento digital, que começaram a ser implantadas em 2014, com foco nos clientes de alta renda. No entanto, para os bancários, este modelo representa sobrecarga de trabalho, desrespeito à jornada de trabalho e aumento de pressão para cumprimento de metas.

O trabalho no BB Digital – que tem atendimento feito por telefone ou online – inclui os bancários em condições de trabalho semelhantes às do telemarketing, que garante ao empregado o direito de dois intervalos de 10 minutos contínuos, após a primeira e antes da última hora trabalhada.

Além disso, o bancário passa a ser monitorado durante todo o expediente pelo gestor, que pode acessar a tela de trabalho do empregado e controlar, via software, o tempo gasta em cada ação, como leitura de e-mails e circulares.

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