Desde o mês de setembro, a exposição Fermento: do Ar ao Seu Redor, de Joana Quiroga, está aberta ao público na Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória. Como desdobramento desse trabalho, na próxima quarta-feira (23), a partir das 18h30, será realizado o Encontro Fermento: do ar ao seu redor. A atividade contará com a presença de pessoas que foram parceiras da artista durante o processo criativo; e também será um evento para lançamento do livro Ar, que compõe da exposição. A entrada é franca.
Para a ocasião, estão confirmadas a participação da professora do Núcleo de Biotecnologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Patrícia Fernandes; do diretor do Banco Comunitário Verde Vida, João Manoel dos Santos; da presidente do Centro de Artesanato da Lagoa do Juara, Francina de Oliveira; e do professor do Centro de Artes da Ufes, Carlos Eduardo Borges, que foi orientador de Joana Quiroga no projeto que resultou na exposição.
Esses convidados irão dividir seus pensamentos e experiências a partir da pergunta: “o que os olhos não veem?”. Com essa provocação e a partir da poética do fermento natural presente no trabalho exposto na Galeria, a artista propõe uma reflexão sobre a relação do homem com a alimentação, o tempo e as interações com o que existe ao redor. “Trata-se de estimular a nossa capacidade de observação para que um mundo infinito, diverso, extraordinário e invisível para um olhar distante e sem profundidade possa surgir”, explicou Joana.
Para a realização de “Fermento: do ar ao seu redor”, Joana Quiroga cultivou fermentos naturais para pão em diferentes lugares da Grande Vitória enquanto uma narrativa para pensar sobre o mundo de coisas miúdas que cerca o homem. Nesse trabalho, a criação dos fermentos, feitos apenas de água e trigo, é um convite para se pensar os afetos miúdos e corriqueiros, para os quais se dá pouca atenção. Essa proposta artística diz sobre a capacidade de tornar visível a singularidade daquilo que não é possível ver. Nele, a fermentação é uma metáfora sobre a possibilidade de geração de algo extraordinário a partir de elementos simples.
Serviço
O Encontro Fermento: do ar ao seu redor, juntamente com o lançamento do livro Ar, de Joana Quiroga, será realizado quarta-feira (23), às 18h30, na Galeria Homero Massena – rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória. A entrada é livre.