quarta-feira, fevereiro 5, 2025
22.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Transparente, mas nem tanto

Foto: Thiago Guimarães/Secom

O entusiasmo do secretário estadual de Controle e Transparência, Eugênio Ricas (foto), com o novo Portal da Transparência tem um limite claro: os incentivos fiscais. O secretário pode louvar à vontade as novidades do portal recém-lançado, celebrá-lo como a melhor das ferramentas de fiscalização do poder público. A empolgação acaba aí – ou, pelo menos, deveria. O portal mantém intocável a tampa da caixa-preta das renúncias fiscais concedidas pelo governo estadual. Que empresas recebem benefícios, quanto receberam, quando? Isso Ricas não responde. Limita-se a edificantes platitudes do tipo, o portal “transforma o cidadão em fiscal”. A ferramenta é bem-vinda, mas insuficiente. O bancarrota do Rio de Janeiro e a prisão do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) deram a lição: não dá para combater a corrupção sonegando certas informações. 

 
Continua…
Vejam como tudo parece conspirar contra a abertura dessa caixa-preta. Em tributo ao Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado nesta sexta (9), o Fórum das Carreiras Típicas de Estado (Focates) anunciou que ingressaria com duas representações, uma no Ministério Público Estadual e outra no Ministério Público de Contas, para obter transparência aos incentivos fiscais capixabas. Mas encontrou os dois órgãos fechados. Como nessa quinta (8) comemorou-se o Dia da Justiça, a sexta virou ponto facultativo.
 
Dever de casa
O PTB, que durante muito tempo esteve nas mãos do ex-deputado federal José Carlos Elias, hoje está entregue a Serjão Magalhães. O vereador de Vitória foi incumbido pela direção nacional de comandar o partido no estado. Já acertou na disputa municipal em Vitória: a legenda fez chapa puro-sangue e elegeu dois vereadores, Dalto Neves e Roberto Martins. 
 
Dever de casa II
Serjão planeja adotar a mesma estratégia na disputa para a Assembleia Legislativa. O vereador confia que tem capital político próprio para propor debates em nível estadual. 
 
Desembarque I

Novidade no PT. A Alternativa Socialista, corrente do ex-prefeito de Vitória João Coser, se desligou da corrente Mensagem ao Partido, que tem entre seus quadros um o ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.

 
Desembarque  II
Mais uma novidade. O ex-deputado estadual Genivaldo Lievori, que substituiu Coser na presidência do PT, está deixando o partido.
 
Segura o Perly
Ainda dentro do PT, há quem esteja convencido de que, se deixarem Perly Cipriano à solta, ele arruma outra candidatura – Perly disputou a Prefeitura de Vitoriana eleição deste ano. Portanto, dado seu perfil de figura histórico e bom articulador, a melhor opção para ele seria a presidência do partido. Mas falta combinar com o próprio, cuja predileção política sempre foi, na vitória ou na derrota, um bom palanque eleitoral. 
 
Silencioso
A polêmica está instalada em Goiabeiras, em Vitória, com os olhos cúpidos que o setor imobiliário dirige ao terreno destinado pela prefeitura para instalar o parque tecnológico municipal. Mas o vereador eleito da região, Denninho Silva (PPS), ainda não deu um pio sobre o tema. Se a ideia é fugir de polêmicas, ele aprendeu certinho com o prefeito Luciano Rezende (PPS), que moveu mundos e fundos para elegê-lo. 
 
Quem diria… 
…que, nessa disputa pela presidência da Assembleia, vão conseguir passar o guizo em Theodorico Ferraço (DEM), grão-mestre da rasteira, pós-doutor em pernada e Phd em cambapé. Em meio século de vida política, Ferração passou incólume a tudo e a todos. Quem diria.
 
Vai entender
Contradições da vida política: o prefeito eleito de Marechal Floriano Cacau Lorenzoni (PP) será diplomado em Domingos Martins – onde, aliás, já foi vereador.
 
Renasceu
Após um tempão em reforma, as lojas 4 e 5 do Hortomercado, na Enseada do Suá, em Vitória, irão voltar a receber artesanatos capixabas para exposição e venda. A Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) publicou chamamento público para seleção de artesão e associações para uso não oneroso do espaço. Os documentos serão recebidos entre os dias 13 e 16 de dezembro.
 
140 toques
“Fui designado relator do projeto do @MagnoMaltaOfc q baixa o teto constitucional salarial de todo o setor público de 33 p/ 15 mil reais”. O senador Ricardo Ferraço (PMDB) no twitter. Que dupla, hein, amigos. Agora, vai.
 
Pensamento
“Quem controla o passado controla o futuro: quem controla o presente controla o passado”. George Orwell

Mais Lidas