sábado, setembro 21, 2024
23.8 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Vereador propõe emenda ao PDU atual para permitir comércio em imóveis residenciais ociosos

Na sessão dessa terça-feira (13), na Câmara de Vitória, o vereador Davir Esmael (PSB) propôs a Serjão Magalhães (PTB) a apresentação de emenda à lei atual do Plano Diretor Urbano (PDU) para permitir a transformação em comércio de imóveis residenciais ociosos na Praia do Canto. O socialista sustentou que a mudança é consenso entre os moradores e a mudança poderia gerar empregos e levar segurança ao bairro.
 
Em discurso, Serjão destacou que o PDU atual proíbe essa conversão. Segundo ele, a proibição atendeu a uma demanda da própria comunidade, então temerosa com uma proliferação exagerada de atividades comerciais no bairro. Hoje, no entanto, segundo o vereador, o entendimento é outro. A maior parte dos moradores apoia a ideia, desde que a atividade não seja de alto impacto na dinâmica do bairro.
 
Serjão disse que há, atualmente, 33 imóveis residenciais no bairro passíveis de transformação em comércio. “O impacto no todo seria praticamente nulo”, destacou, uma vez que, para a região, o PDU atual só libera atividades de baixo impacto urbano. Davi Esmael ressaltou o cenário de crise econômica: “Não consigo perceber, em um momento de crise, não permitir uma atividade econômica ou postergarmos essa discussão”, disse, já que o novo PDU só deve chegar para votação na Câmara, pelo menos, em fevereiro de 2017.
  
A Prefeitura de Vitória apresentou nessa segunda (12) a minuta do novo PDU para os moradores da Praia do Canto. Pouco mais de 150 presentes aprovaram a restrição de altura para vários pontos dessa região. A minuta prevê a redução de um pavimento da região do entorno do Morro do Cruzeiro, ficando com, no máximo, cinco pavimentos. Hoje, são permitidos seis.
 
Estudo que técnicos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) fizeram dos Morros da Gamela e Itapenambi definiu que as edificações tenham de dois a seis pavimentos e, em alguns pontos, sejam escalonadas, para permitir que os pedestres possam contemplar esses marcos. As lIhas do Boi e do Frade e Canal da Passagem também ficam com dois pavimentos, pelo mesmo motivo.

Mais Lidas