domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Ministério Público investiga cobrança de propina em Cachoeiro de Itapemirim

O Ministério Público Estadual (MPES) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), a Operação Sul I, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa suspeita de atuar na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado. Foram cumpridos todos os 15 mandados de buscas e apreensão expedidos pelo juízo da 3ª Vara Criminal do município, tendo como alvos as residências, endereços comerciais e locais de trabalho dos investigados, além das dependências da Semdurb. Não houve representação por prisão e nem condução coercitiva.

De acordo com informações do MPES, sete pessoas foram ouvidas após se apresentarem voluntariamente para depor. Todo o material apreendido foi recolhido em mais de 30 malotes, que serão abertos e analisados nos próximos dias. A suspeita dos investigadores é de que os funcionários públicos não aprovavam ou dificultavam o processo de licenciamento e expedição de alvarás referentes a empreendimentos imobiliários. Em seguida, o banco cobrava o pagamento de valores indevidos (propina) para facilitar a regularização dos mesmos empreendimentos.

A operação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Sul) e pela Promotoria de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim. Além de quatro promotores de Justiça, participaram da operação 30 policiais militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e 12 policiais militares do 9º BPM.  

Mais Lidas