sábado, novembro 16, 2024
27.1 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Um dia inteiro de arte e cultura promovidas por mulheres no Vulva Máxima

As noites da Grande Vitória têm ganhado cada vez mais o reforço de eventos independentes, muitos deles realizados por coletivos e que, na essência, dão espaço à produção artística independente capixaba. Contudo, uma das pontuações bem perceptíveis desses eventos é a pequena participação feminina nas programações e também na produção. Um incômodo que, volta e meia, é destacado em redes sociais por mulheres artistas e produtoras.

E a questão maior por trás dessa falta de representatividade não tem sido a falta de mulheres produzindo, basta olhar a programação do Vulva Máxima, um evento independente criado e formado só por mulheres, que conta com atrações ao longo de um dia inteiro, das 10h às 22h, neste sábado (17), em Vila Velha.

Essa será a primeira edição do Vulva Máxima, uma experimentação feita no intuito de “dar visibilidade para mulheres artistas e empreendedoras da Grande Vitória”, como é apresentado no evento em rede social. A ideia surgiu exatamente deste incômodo da falta de representatividade feminina nos eventos culturais, seja por falta de espaço ou pelos espaços hostis às mulheres.

Uma das realizadoras do Vulva é a tatuadora Moyara Araújo, que destaca ter contato com muitas dessas mulheres, participa das noites culturais da Grande Vitória, e percebe a quantidade de mulheres que produzem. “A gente vem sempre falando sobre da produção das mulheres e da falta de eventos que destaquem. Desse incômodo criamos o Vulva Máxima como uma experiência para todas nós. O evento foi encabeçado por mim e pela Silvia Spolaor, mas muitas outras mulheres estão ajudando como podem para ele acontecer”.

A produção é completamente independente e parte de um grupo de artistas, produtoras e empreendedoras que já conheciam os trabalhos de cada uma. “Formamos essa rede de mulheres e cada uma tem feito o pode, o que se propõe. Nossa ideia é fazer do Vulva um espaço para fomentar a produção independente das mulheres daqui e, principalmente, num ambiente que todas se sintam bem e à vontade, respeitando a individualidade e o tempo de cada uma”, explica Moayara.

A programação

Nesta primeira edição, o Vulva Máxima conseguiu reunir mais de 20 trabalhos de arte, música, gastronomia e empreendedorismo feitos por mulheres. Entre as atrações musicais está uma Jam Session com a guitarrista Gabriela Deptulski, da banda My Magical Glowing Lens; e Larissa Conforto, da Ventre. O grupo de rap Melanina MCs (video abaixo) também integra a programação, além da banda Whatever Happened to Baby Jane, de Ignez Capovilla, Lorena Bonna e Vanessa Labuto.

As tatugens ficam por conta de Moyara e Isabela Bimbatto; cortes de cabelo por Thai Angelo e Thais Apolinário; lançamento da marca de roupas Trevoza Clothing; e diversas expositoras de acessórios, artesanatos, além da editora Pedregulho, entre muitas outras atrações.

A edição tem realização no Koletivo.Work, que fica na Praia da Costa, em Vila Velha e a entrada é livre.

Acompanhe o evento em rede social  

Serviço

O Vulva Máxima tem realização no próximo sábado (17), das 10h às 22h, no Koletivo.Work – avenida Champagnat, 230, Praia da Costa, Vila Velha. A entrada é livre. 

Mais Lidas