sexta-feira, setembro 20, 2024
26 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Diretora do SAAE de Linhares é exonerada e diz que foi retaliada por recusar transferência de recursos

A diretora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Linhares (norte do Estado), Claudia Guerino Marchiori, foi exonerada do cargo pela administração municipal a 15 dias de entregar o posto para o próximo gestor. Ela afirma que a exoneração se deu pela recusa em transferir R$ 2 milhões do SAAE para os cofres da prefeitura, segundo ela, para o pagamento da rescisão dos servidores comissionados, que deixarão a administração com o fim do mandato do prefeito Nozinho Correa (PRTB).

Cláudia conta que é servidora de carreira do SAAE há 30 anos e assumiu a direção da autarquia há cinco meses, com a saída do antigo gestor. Afirma que conseguiu colocar as contas da autarquia em dia e, inclusive, pagar os salários de dezembro e o 13º dos servidores sem atraso, o que não ocorreu com os outros servidores da administração municipal, que chegaram a fazer um protesto nesta quinta-feira (15) contra o atraso nos salários e 13º.

Ela alega que R$ 2 milhões não são suficientes para arcar com a folha dos servidores do município, mas sim com as rescisões dos comissionados de alto escalão que deixarão a administração municipal.

No lugar dela, será nomeado o atual secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Edval Santana, e um projeto de lei deve ser encaminhado para a Câmara ainda na próxima semana autorizando a transferência dos recursos.

Para Claudia, a exoneração se deu por ela não compactuar em transferir o dinheiro, que considera uma irregularidade, sendo que os servidores estão com os salários atrasados. Ela não descarta denunciar a situação ao Ministério Público Estadual (MPES).

Atrasos

Nessa quinta-feira (14), os servidores da prefeitura de Linhares protestaram contra o anúncio do parcelamento do 13° e dos salários de dezembro. Eles fizeram uma passeata pelas ruas do entorno da sede da administração com faixas e cartazes em protesto do contra os atrasos.

Inicialmente, a prefeitura afirmou que as datas de depósito do 13º salário e dos salários de dezembro, previstos para os dias 19 e 20, e 29 e 30, respectivamente, seriam alteradas, ainda sem data definida.

Depois da divulgação do adiamento, a administração anunciou que os salários e 13º serão pagos em duas parcelas iguais, sendo o primeiro depósito em 20 e o segundo em 29 de dezembro. Já o pagamento do mês de dezembro será realizado em janeiro de 2017, após o recebimento de novas remessas de arrecadação que ocorrem ao final de dezembro.

Mais Lidas