A complicada situação política do município de Fundão acaba de ganhar mais um capítulo, com a diplomação de Adriano Ramos (PMN) como prefeito eleito do município, em uma cerimônia separada da diplomação dos vereadores da cidade. A diplomação surpreendeu os meios políticos, já que o principal adversário de Adriano Ramos, Anderson Pedroni (PSD), recorre no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da decisão que cassou sua candidatura a prefeito.
Pedroni foi o mais bem votado na eleição de outubro passado, mas os votos não foram computados devido à impugnação da candidatura pelo juiz de primeira instância, decisão essa confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O caso agora está concluso para despacho no gabinete do ministro Luiz Fux.
A decisão pode mudar o cenário político da cidade. Pedroni teve a candidatura impugnada porque teve as contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores.
O prazo final para as diplomações termina nesta segunda-feira (19), mas o grupo de Pedroni defende a resolução do TSE 23.456/2015, que em caso de candidato com votação superior a 50% dos votos com candidatura indeferida e que esteja recorrendo, o segundo colocado não deverá proclamado eleito.
O caso ganhou repercussão nas redes sociais e o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) foi à tribuna da Assembleia na sessão desta segunda defender a posição de seu correligionário. Enivaldo criticou o juiz eleitoral do município que diplomou Ramos e disse acreditar que Pedroni conseguirá reverter a situação no TSE.