sábado, novembro 16, 2024
27.1 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Cortejo marca homenagem a Hermógenes Lima Fonseca em Conceição da Barra

As ruas de Conceição da Barra, litoral norte do Espírito Santo, foram tomadas nesse sábado (17) por um cortejo levado pelo Jongo, Alardo de São Sebastião, Ticumbi, entre as outras tantas manifestações folclóricas presentes e vivas no município. O cortejo, promovido pela Associação de Folclore de Conceição da Barra, tinha um objetivo maior neste ano: a homenagem ao Centenário de nascimento de Hermógenes Lima Fonseca, uma das figuras mais importantes em divulgação e valorização da cultura popular no Espírito Santo.

Com significativo acompanhamento popular, o Cortejo partiu do trevo da cidade e seguiu embalado de cantigas, rodas e tambores, tudo coberto pelo branco das roupas típicas, até o Centro Cultural (foto ao lado), local que leva hoje o nome do folclorista, como forma de reconhecer sua importância para o folclore local.

Ao chegaram lá,  todos os grupos realizaram apresentações, ações de homenagem a Hermógenes, além de ser anunciado um decreto que alinha a data do evento a um momento para ser comemorado o Dia do Município.

Hermógenes não foi apenas um folclorista e pesquisador da cultura popular. Ele se diferenciava enquanto pesquisador, por ter sido um verdadeiro nativo do folclore de Conceição da Barra. Um homem que cresceu imerso à cultura popular do norte do Estado e sempre se dedicou às manifestações do folclore, mesmo dividindo-se entre a política e o movimento sindicalista ao longo da vida. Foi nesse contexto que o pesquisador lançou cerca nove livros sobre cultura popular, muitos de abordagem literária, e escreveu para jornais sobre a temática, alertando sobre a importância da valorização do folclore capixaba. 

Nas constantes lembranças do povo barrense, Hermógenes esteve sempre presente nos festejos folclóricos do município, envolvendo-se na organização das festas populares de Conceição da Barra, convivendo com grandes mestres, dando aula em escolas para crianças sobre cultura popular e folclore, e também esteve na Comissão Espírito-Santense de Folclore. Sua mais representativa contribuição enquanto pesquisador foi ter realizado estudos profundos sobre os impactos das transformações econômicas do Espírito Santo refletidos na dinâmica das manifestações folclóricas – e como esses manifestações se mostram resistentes diante de tantos impactos.

Durante o cortejo estiveram presentes figuras que têm apoiado as manifestações folclóricas de Conceição, como o atual secretário de Cultura do Estado, João Gualberto.

As homenagenes a Hermógenes não se encerram por aqui. As lembranças a Mestre Armojo, como era também conhecido, irão continuar nos próximo festejos em Conceição da Barra, com a tradicional e aguardada Festa de São Benedito e São Sebastião, nos dias 30 de dezembro e 1° de janeiro; além das comemorações em Barreiras e Itaúnas. 

Mais Lidas