O Procon de Vitória realizou uma pesquisa de preços com os produtos mais usados nas mesas natalinas brasileiras. O levantamento mostrou que os itens que compõem a ceia de Natal dos moradores de Vitória podem ter uma diferença de até 133% no preço de um estabelecimento comercial para outro.
A pesquisa foi elaborada pela equipe de fiscalização do órgão no período de 14 a 19 deste mês, com 129 itens, nos cinco maiores estabelecimentos da capital. A maior variação foi da batata palha, encontrada a partir de R$ 2,99 e até R$ 6,98, diferença de 133,44%. Segundo a pesquisa, a variação de preços acontece independentemente das marcas dos produtos, se mais ou menos tradicionais no mercado.
Foi o que aconteceu com os panetones. A variação de preço desse produto de uma mesma grande indústria chegou a 18,27% entre os cinco estabelecimentos pesquisados. Nesse caso, o menor preço encontrado foi de R$ 15,98 e o maior de R$ 18,90. Já entre panetones de marcas menos conhecidas, a variação foi de 18,43%, oscilando entre R$ 12,48 e R$ 14,78.
Como todo mundo torce para que não falta uma bela ave na mesa de Natal, a economista do Procon de Vitória, Larissa Cicciliotti, aconselha o consumidor a olhar a pesquisa antes de entrar no supermercado mais perto de casa. A diferença de preço pode resultar em mais ou menos itens na composição da ceia da família.
O quilo de frango inteiro (mesma marca e mesmo peso) pode ser encontrado por R$ 7,39 em um supermercado e por R$ 9,38 em outro, uma variação de 26,93%. Se a opção da família for o Chester, essa diferença de preço pode chegar a 31,40%.
Já o tradicional peru pode ser reconduzido ao posto de estrela da mesa de Natal. Enquanto o preço do quilo está variando entre R$14,29 e R$ 16,98 – diferença de 18,82% – em uma determinada marca, o quilo da mesma ave de outra marca chega a variar 62,21%, ou seja, o produto é encontrado por R$ 15,35 em um local e, em outro por R$ 33,90.
Entre os produtos pesquisados estão azeites, bombons, carnes congeladas, conservas, frutas em calda, hortaliças, panetones diferentes marcas. De acordo com a coordenadora Jurídica do Procon, Mariana Benincá, o objetivo da pesquisa é oferecer uma referência ao consumidor, com os preços médios levantados por meio da pesquisa.
“É bom destacar que os preços apresentados em nossa pesquisa referem-se ao dia em que a coleta foi realizada, podendo sofrer alguma alteração. Com a aproximação do Natal, alguns estabelecimentos fazem alterações seguindo a lei da oferta e da procura, o que pode ocasionar até promoções para reduzir seus estoques”, explica Mariana.