O ex-deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) negou a existência de qualquer racha entre ele e o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS). Um dos primeiros políticos a declarar apoio formal ao candidato à reeleição, o tucano descartou as conversas que circulam nos bastidores sobre uma eventual indisposição entre os dois.
Segundo Luiz Paulo, o apoio se deu em função do que entendia como melhor para cidade naquele momento. Apontado como o favorito na disputa até o anúncio da retirada de sua candidatura, Luiz Paulo foi um dos primeiros cabos eleitorais do reeleito. O ex-prefeito descartou ainda qualquer tipo de pretensão por cargos na atual administração.
O tucano afirmou que foi chamado para auxiliar na elaboração do plano de governo de Luciano. Inicialmente, o PSDB de Luiz Paulo estava na candidatura do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), derrotado logo no primeiro turno. Na eleição derradeira, os tucanos caminharam com o candidato à reeleição, que venceu por margem apertada o deputado estadual Amaro Neto (SD).
Fora dos holofotes desde a saída da direção do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Luiz Paulo tem se dedicado à função de consultor associado do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), grupo que reúne acadêmicos e formuladores de políticas públicas desde o final da década de 1990.
Neste momento, o ex-deputado trabalha na tese de reformulação do Estado brasileiro, que é considerado por ele como muito caro. Luiz Paulo acredita que o resultado do estudo vai servir de base para um projeto político em 2018.