A última novidade que a página Viva Sampaio lançou – um espaço na internet que resgata a obra do cantor Sérgio Sampaio – foi a produção de um livro de contos inteiramente inspirado na obra de Sérgio. A proposta é grande, poética como deveria ser, e irá reunir autores de várias gerações, inclusive de locais diferentes.
Já com título certo, o livro se chamará Sem a loucura não dá, e irá conter 25 contos, cada um inspirado em uma música dos quatro álbuns de Sérgio Sampaio. A iniciativa parte da jornalista Aline Dias e do designer Gustavo Binda – também administradores da página Viva Sampaio –, apoiados pelo filho de Sérgio, João Sampaio. Na proposta, quase todos os escritores dos contos já estavam escolhidos. Ainda assim, foi aberto um Concurso de Contos, em que um edital de seleção iria selecionar mais um conto vindo de qualquer canto do Brasil.
Lançado em novembro, o edital deu tão certo que acabou por selecionar dois contos e obteve participação de escritores de diversas partes do Brasil, como Rio de Janeiro, Sergipe e Porto Alegre. Os dois autores selecionados foram anunciados na tarde dessa última quinta-feira (22), e são eles: Geovanna Ferreira Silva, de Minas Gerais, com o conto Vem, não tenha medo não, meu amor; e Ednaldo Calahani, de São Paulo, com o conto Amoreódio.
Agora, com o projeto pronto, a fase de financiamento entra em jogo e, como já tem sido comum pelo mundo, o crowdfunding, ou financiamento colaborativo, foi a forma escolhida para captar recurso. Por meio da plataforma Kickante, o projeto do livro Sem a loucura não dá precisa arrecadar R$20 mil em pouco mais de 50 dias para viabilizar a produção completa do livro.
A proposta do Concurso de Contos, assim como do livro em si, é valorizar a produc?a??o litera?ria, além de homenagear Sérgio Sampaio enquanto compositor. Em abril de 2017, Sampaio completaria 70 anos e o livro será uma das homenagens a ele.
Serviço
O projeto de financiamento colaborativo do livro Sem a loucura não dá, que reúne contos de diversos escritores inspirados na obra de Sérgio Sampaio, segue aberto a doações até o dia 17 de fevereiro.