De acordo com informações do TJES, a operação havia sido planejada de forma detalhada desde o início da gestão. A previsão inicial era de quase três semanas de trabalho, porém, houve a união de esforços para concluir a tarefa e antecipar o retorno dos sistemas. Durante a parada programada houve a substituição do antigo banco de dados do tribunal e alguns equipamentos de infraestrutura estavam com contratos próximos a vencer, ficando assim, sem os suportes necessários.
A secretária da Tecnologia da Informação do Tribunal, Christine Rossi, destacou ainda que a operação é algo positivo no calendário de rotina de TI, pois os equipamentos ficam defasados e necessitam de manutenção periódica. Desta forma, um trabalho desse porte resulta em benefícios para os usuários dos Sistemas Eletrônicos do Poder Judiciário, que deverão obter melhoria na performance das aplicações.
Ano do Judiciário começa na próxima segunda (9)
Em conjunto com o retorno dos sistemas eletrônicos, o TJES reinicia, na próxima semana, suas atividades após o recesso forense do fim do ano. No entanto, a Justiça estadual vai manter a suspensão da contagem de prazo e a realização de audiências, com exceção dos processos criminais, nas próximas duas semanas, período conhecido como “férias” da advocacia. No período, entre o próximo sábado (7) e o dia 20, não ocorrerão publicações dos despachos, decisões e julgamentos de matérias relativas a outras naturezas de ações.
Durante o período de recesso forense (20 de dezembro a 6 de janeiro), a Justiça estadual funciona em regime de plantão 24 horas, tanto no 1º como no 2º grau. Na primeira instância, o atendimento vem sendo na modalidade de plantão presencial, enquanto o tribunal atua nas modalidades de plantão presencial e de sobreaviso.