sábado, novembro 16, 2024
22.9 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Novo curta de Vitor Graize estreia em mostra de Minas Gerais

Em novembro de 2016 o cineasta Vitor Graize estreava em umas das pequenas salas do Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória, seu novo curta-mertagem Hotel Cidade Alta. A ocasião era de pré-estreia para que neste ano de 2017 a produção iniciasse circulação. E essa circulação já começou. No próximo dia 22 de janeiro a peça audiovisual estreia na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que tem realização de 20 a 28 de janeiro, em Minas Gerais.

E a pré-estreia no Centro de Vitória foi certeira, visto que Hotel Cidade Alta se passa no Centro, como o próprio nome já indica, num hotel, ou pensão, que já encerrou as atividades. O espaço é apresentado a partir de personagens que vagueiam pelo ambiente revelando aos poucos histórias que se mostram impregnando o cotidiano de um hotel escuro, atravessado pelos barulhos da rua,  que aparenta ao telespectador já ter tido muita vida, mas que na história mareja o abandono.

Numa mistura de ficção e realidade, o filme apresenta três personagens centrais, homens que se encontram nesse antigo hotel. A construção desses personagens foi feita a partir vivência de Vitor Graize com dois antigos moradores da pensão e com o cineasta e fotógrafo Ramon Alvarado – considerado um dos pioneiros do cinema no Espírito Santo. A proposta foi desenvolver um roteiro direcional, mas espontâneo, com moradores, hóspedes e funcionários da antiga pensão.

O resultado de toda essa experiência se dá em um curta que mescla ficção com histórias reais, onde o silêncio revela a cidade e apresenta o espaço urbano e o hotel como pontos maiores que só cenários, como ambientes com histórias, ciclos e narrativas impregnadas. A cidade no curta é confusa e perpassa pelo hotel quase sombrio como se estivesse no processo de destruição do espaço. O clima do curta é de inquietação e, irônicamente, calmaria. 

Hotel Cidade Alta foi produzido com patrocínio da Lei Rubem Braga da Prefeitura de Vitória e terá essa estreia em território mineiro juntamente com mais três participantes locais: o  documentário Impeachment, de Diego de Jesus; o curta 203, de Luana Cabral e Luciana GB; e As Aventuras do Chauá, de Alunos da Escola Municipal Santo Antônio do Norte.

Acompanhe a programação da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Serviço

A 20ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes tem realização de 20 a 28 de janeiro, em Minas Gerais. Por lá o curta Hotel Cidade Alta, do cineasta Vitor Graize, estreia em no dia 22 na Mostra Panorama.

Mais Lidas