Foi divulgado na tarde desta terça-feira (17) o edital de convocação das entidades da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória (CMPC). Sete segmentos culturais receberam inscrições para ocupar as cadeiras do órgão: literatura, teatro, dança, circo, audiovisual, música e artes visuais. Destes, seis estavam habilitados.
Entre as entidades selecionadas estão a Federação Capixaba de Teatro; o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Espírito Santo; o Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Estado do Espírito Santo, entre outros.
Acompanhe aqui a lista completa
A assembleia geral, que inicialmente estava prevista para o final de dezembro, foi transferida para o dia 24 de janeiro, às 19h, no auditório do Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória, e tem como objetivo eleger os membros das câmaras de cada área cultural para a composição do Conselho, referente ao biênio 2017/2018.
A posse dos novos membros ocorrerá no dia 6 de fevereiro, às 19h, também no auditório do Mucane. A eleição de presidente e vice-presidente acontecerá no mesmo dia.
O conselho é uma instância colegiada permanente, de caráter deliberativo, consultivo e normativo da Política Municipal de Cultura, constituído por membros do poder público e da sociedade civil, respectivamente. Ele tem como principais atribuições: propor e aprovar, a partir das decisões tomadas nas conferências, as diretrizes gerais do Plano de Cultura e acompanhar sua execução; apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo de Cultura; e fiscalizar a aplicação de recursos orçamentários.
Serviço
A assembleia geral para a eleição das entidades do Conselho Municipal de Política Cultural será realizada no próximo dia 24, no auditório do Mucane – avenida República, 121, Centro de Vitória.