Segundo informações divulgadas pelo gabinete do deputado, Enivaldo também irá convocar os responsáveis pelos danos – entre eles a empresa Pacífico Empreendimentos, o Instituto Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal e Prefeitura Municipal de Guarapari – para prestarem depoimentos na Assembleia Legislativa assim que as atividades parlamentares forem retomadas.
O parlamenta recebeu denúncias de Associações de Moradores da Enseada Azul (Ameazul), acompanhadas de fotos da destruição provocada pelas obras no alto do morro da Bacutia. E disse que, se necessário, o PSD vai entrar como “litisconsórcio” em ações da Associação de Moradores e ONGs de Guarapari, em conformidade com o artigo 46 da Lei 5.869, de 1973 (Código de Processo Civil Brasileiro).
De acordo com o deputado, a Ameazul, que também já judicializou o caso, denuncia que, por se tratar de área tombada e um costão rochoso, teria que haver autorização do Conselho Estadual de Cultura e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).