sábado, novembro 16, 2024
22.1 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Festa de São Benedito e São Sebastião finaliza atividades neste fim de semana em Itaúnas

Reis de Bois, Jongo, missa, procissão e muita cultura popular. Uma programação especial segue em realização na Festa de São Benedito e São Sebastião, neste fim de semana, em Itaúnas, distrito do município de Conceição da Barra, no norte do Estado. Os festejos contam com a participação de diversos grupos folclóricos da região, como Jongo de Barreiras, Reis de Bois Mestre Nilo e Ticumbi do Bongado, e a expectativa é receber cerca de 5 mil pessoas, entre moradores e turistas, até o final do evento. A realização é da Associação de Folclore de Conceição da Barra com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O evento é aberto ao público.

A Festa teve início com os ensaios gerais dos grupos Ticumbi de Itaúnas e Ticumbi do Bongado, realizados no Sítio Areia Branca, na última sexta-feira (20). Já na manhã deste sábado (21), os grupos desceram o Rio Itaúnas de canoa com a imagem do Santo para o festejo. Durante a alvorada, na ponte sobre o rio, os demais grupos folclóricos do município esperaram os Ticumbis. E assim se inicia a fincada ao padroeiro de Itaúnas, São Sebastião, junto com as homenagens ao santo negro, São Benedito.

Desde o Segundo Reinado, época do Barão de Timbuí (1883) e da Vila Antiga, que foi soterrada pelas dunas, essa festividade acontece na região. Além do caráter religioso, o evento promove o reencontro de diversas famílias que moram em Conceição da Barra e que perpetuam estas tradições através dos tempos.

No domingo (22), os festejos seguem com a Missa na Igreja de São Sebastião, às 8h; uma apresentação do grupo Alardo de São Sebastião, às 9h30; seguido do grupo Ticumbi do Bongado, às 10h30; do Ticumbi de São Benedito e do Jongo das Barreiras. Depois das 12h30 a festa dá uma pausa e retorna para o fechamento geral das festividades folclóricas às 19h30, com uma roda de capoeira.

Ticumbi

O Ticumbi é um grupo folclórico de Conceição da Barra, integrado somente pelos negros da região, tratando-se também de uma manifestação única no país, pois o Ticumbi só é encontrado no município capixaba. São esses negros devotos de São Benedito que louvam o santo na passagem de ano.

Serviço

A Festa de São Benedito e São Sebastião, em Itaúnas, Conceição da Barra, segue até o domingo (22), com atividades abertas ao público. 

Mais Lidas