sábado, novembro 16, 2024
22.1 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Governo do Estado decide fechar parques por causa da febre amarela

Quatro parques estaduais capixabas serão fechados a partir desta sexta-feira (27) devido ao surto de febre amarela e pelo menos uma unidade de conservação (UC) federal, o Parque Nacional do Caparaó, pode anunciar fechamento na próxima semana.

Entre as UCs estaduais, o fechamento já anunciado atingirá os parques estaduais de Pedra Azul, em Domingos Martins, Forno Grande e Mata das Flores, em Castelo, e Cachoeira da Fumaça, em Alegre.

A decisão, do Instituto e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos hídricos (Iema e Seama), foi orientada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). “A intenção é preservar os visitantes e funcionários do contato com o vírus, bem como proteger a fauna local de uma possível contaminação devido à presença de pessoas portando a doença”, informou o Iema em comunicado à imprensa.

O Instituto informou ainda que os parques de Itaúnas, em Conceição da Barra, e Paulo César Vinha, em Guarapari, bem como as demais unidades de conservação estaduais, permanecem abertos e monitorados, mas que, caso haja necessidade, essas duas unidades também serão fechadas temporariamente.

A assessoria de imprensa do órgão, porém, não informou se Itaúnas e Paulo Vinha têm alguma fragilidade ou periculosidade maior em relação às outras 11 UCs estaduais.

No Caparaó, o Parque Nacional avaliará a possibilidade de fechamento em uma reunião a ser realizada na próxima semana, envolvendo as prefeituras da região, com suas secretarias de saúde, além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Vigilância Sanitária. 

Mais Lidas