quinta-feira, novembro 14, 2024
22.7 C
Vitória
quinta-feira, novembro 14, 2024
quinta-feira, novembro 14, 2024

Leia Também:

Após cobranças, policiais civis passarão por Curso de Condutores de Veículos de Emergência

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) vai oferecer a policiais civis do Estado 250 vagas no Curso de Condutores de Veículos de Emergência (CVE), que é uma demanda antiga da categoria. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias são veículos de emergência. Por conta disso, os condutores desses veículos devem passar por cursos especializados, que têm a finalidade de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar os condutores.

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol-ES) orienta que os policiais, principalmente os que dirigem viaturas e rabecão, fiquem atentos à realização do curso.

O efetivo da Polícia Civil é 2.322 policiais e nem todos passaram pelo curso de capacitação. O sindicato vem cobrando a realização do concurso desde 2013, mas, apenas este ano, depois de reunião entre representantes da entidade e o delegado-chefe de Polícia Civil, Guilherme Daré, o curso foi viabilizado para os policiais do Estado.

Em março de 2016, o Sindipol entrou na Justiça exigindo que o governo realizasse cursos de qualificação, capacitação, atualização, especialização e qualificação continuada em direção para todos os policiais civis. A medida foi tomada depois de vários pedidos feitos à então delegada-chefe de Polícia, Gracimeri Gaviorno, e ao secretário de Segurança Pública do Estado, André Garcia.

Para realizar o curso, os condutores devem ser maiores de 21 anos; estar habilitados em qualquer das categorias de habilitação; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os 12 meses antecedentes à matrícula; e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer os direitos.

Uma vez realizado o curso, o condutor não precisa realizá-lo novamente, já que tem validade de cinco anos e é renovado a cada renovação da CNH, com a realização de exames de sanidade física e mental do condutor.

Mais Lidas