Sérgio Blank é um poeta “deixado de lado pelo eixo Rio-São Paulo”, conta Deny Gomes, no site literário local Tertúlia, Livros e Autores do Espírito Santo. Um poeta que, apesar de ter reconhecimento local, ainda não o tem à altura de sua obra e sua poesia. Um poeta, também, que diante da riqueza da sua obra, encabula muita gente que se pergunta o porquê de Blank não lançar mais livros.
A primeira publicação de Blank foi em 1984, com o livro Estilo de ser assim, tampouco; três anos mais tarde ele lançava Pus; Um, no ano seguinte, em 1988; em 1993, A tabela periódica; e, em 1996, Vírgula, o livro que marcaria seu hiato – e que, de certa forma, ainda é – por quase duas décadas. A quebra do silêncio de Blank só veio em 2011, quando o poeta retornou a ativa numa junção de toda a sua obra poética já publicada e lançou Os dias ímpares, publicado pela Editora Cousa – um livro que apresenta para as gerações atuais a forma de escrita de Blank e, inclusive tendo figurado como uma das indicações de leitura do vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O resgate da obra do escritor não veio só com Os Dias Ímpares, mas com o lançamento, em 2016, do documentário Risque meu nome do Mapa, de Jorge Ribeiro. A peça audiovisual buscou entender as curiosidades da escrita de Blank e apresentar a importância dos poemas do escritor a partir de amigos e admiradores da obra de Blank.
Após um ano desse resgate de Blank, mais uma novidade chega para o público que aprecia a obra do escritor: o lançamento da terceira edição de Os Dias Ímpares, que saí novamente pela editora Cousa. O lançamento da edição terá a presença do escritor em um sarau – de homenagem a toda obra feita – no próximo dia 15, às 19h, no Grappino RangoBar, a partir das 19h, no Centro de Vitória.
Caracterizados por amigos e admiradores como um escritor acessível, mas com poucas participações em discussões sobre sua obra, o evento se mostra como um momento imperdível de conversa com Blank; conhecimento de sua obra; e troca de experiências com um dos grandes poetas do Espírito Santo.
Serviço
O lançamento da terceira edição do livro Os Dias Ímpares, de Sérgio Blank, tem realização no próximo dia 15, no Grappino RangoBar – rua Gama Rosa, 128, Centro de Vitória. A entrada é livre e o livro será vendido por R$ 30,00.