Após uma ação criminosa ter terminado com um incêndio a um ônibus da Viação Sanremo, empresa concessionária do transporte público de Vila Velha, o Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários) decidiu encurtar o cronograma de funcionamento do Sistema Transcol nesta segunda-feira (13). As linhas alimentadoras, que operam dentro dos bairros para os terminais, funcionam até as 21h. As troncais funcionarão até a 0h.
O incidente em Vila Velha mudou o planejamento de normalização do funcionamento do Transcol a partir desta segunda, após uma semana de funcionamento precário ou inexistente. A exceção seriam as linhas 663, 885, 904 e 918, que continuam sem circular. Os serviços noturno e Seletivo, excepcionalmente, não operaram.
O Transcol só voltou a operar, ainda que fora da operação normal, no sábado (11), após uma reunião entre a Ceturb-GV, o GVBus (sindicato das empresas rodoviárias), do Sindirodoviários e as Forças Armadas. O acordo garantiu a presença de homens do Exército nos terminais e no acompanhamento dos ônibus em pontos críticos para garantir a segurança da viagem.