sábado, novembro 16, 2024
22.1 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Mostra fotográfica busca evidenciar a poética do Carnaval de Vitória

 
O Carnaval 2017 já passou, mas a ressaca carnavalesca segue em Vitória, seja ainda em forma de blocos que ganham as ruas como o Bloco Namoro, Mas Não Caso – com realização no próximo sábado (18), a partir das 16h, no Triangulo das Bermudas, em Vitória – ou a partir de iniciativas que revivem esse período, como é o caso do novo projeto do Regional da Nair.
 
O Regional da Nair já é bem conhecido por quem costuma curtir o Carnaval de Vitória nos últimos anos. O grupo leva uma multidão de pessoas para as ruas do Centro, com marchinhas, sambas e pagodes que entoam em meio a muitas fantasias. Além disso, eles também mantêm as apresentações bem presentes nos meses seguintes, realizando intercâmbio com outros grupos e bandas. Mas o foco do Regional nessa ressaca é exatamente o carnaval que acaba de findar-se na cidade.  
 
O grupo se apresentou no último dia 26 de fevereiro, com saída da Praça 8, no Centro de Vitória. O trajeto como de costume arrastou muita gente, reuniu muitas fantasias e um público de todas as idades. E dentro desse cenário, muita gente fotografou o momento. Momento esse, junto de muitos outros, que o Regional busca resgatar no intuito de promover uma mostra fotográfica coletiva.
 
Intitulada Alegoria Coletiva – Mostra Fotográfica do Carnaval de Rua de Vitória 2017, o projeto foi lançado no último dia 9 de março e segue com inscrições abertas até o próximo domingo (19). A proposta é fazer uma reflexão artística e documental sobre o carnaval da cidade de Vitória. Para isso, quem registrou em fotografias qualquer momento do carnaval, que abrange o período entre 17 de fevereiro e 5 de março, pode se inscrever gratuitamente. 
 
“A mostra surge para revelar imaginário do carnaval de rua, que é um momento singular em que as liberdades individuais e coletivas se afloram, estimulando a experiência da convivência de gerações de forma lúdica, promovendo novas/outras formas de ocupar e vivenciar a cidade de forma cidadã”, descreve a organização em regulamento oficial.
 
O objetivo é selecionar 30 fotos que serão expostas no próprio Centro de Vitória, com data que ainda será definida. A mostra será acompanhada de um zine em formato de fotolivro. Os interessados devem preencher um formulário online e enviar as fotos para o endereço [email protected]. Cada pessoa pode inscrever até três fotografias. 
 
A curadoria vai analisar os critérios de originalidade (irreverência e criatividade); diálogo com a cidade; plasticidade; narrativa; e capacidade de síntese. E a previsão é de que o resultado dos selecionados da mostra seja divulgada no dia 23 de março. 
 
 
Serviço
As inscrições para a seleção da Alegoria Coletiva – Mostra Fotográfica do Carnaval de Rua de Vitória 2017 seguem até o próximo domingo (19) gratuitamente.

Mais Lidas