sábado, novembro 16, 2024
22.1 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Dia da Luta Contra a Discriminação Racial tem eventos alusivos em Vitória

Não tão lembrado como o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), esta terça-feira (21) também é um dia de extrema importância para o povo negro e sua cultura. É celebrado o Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial – uma pauta de extrema importância e que aos poucos tem ganhado mais visibilidade em meio as discussões sociais.

Numa procura por eventos culturais que destaquem o dia de hoje, percebe-se que poucos municípios promovem discussão, debates ou eventos que abordem a discriminação racial. Contudo, em Vitória ainda é possível encontrar alguns deles em pauta.

Um desses eventos é o independente Sarau da Barão, um sarau desenvolvido na rua Barão de Monjardim, no Centro de Vitória, que nesta terça-feira levanta a bandeira do Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial.

Com início a partir das 19h, o sarau promoverá uma noite de poesia em combate aos preconceito racial e em comemoração ao Dia Mundial da Poesia – também celebrado nesta terça (21). A noite contará com banca de publicações independentes e momento de poesia. As convidadas para as bancas de zines, livros e adesivos são Naira Valente, Amanda Brommonschenkel, Cora Made, Bia Bia e Yasmim Ferreira. Tudo é aberto ao público.

Acompanhe o evento em rede social

ÀWA NÌ – Nós por Nós no Mucane

Já o Museu do Negro (Mucane), um importante espaço da cultura negra em Vitória, preparou para esta terça a abertura da exposição ÀWA NÌ – Nós por Nós, a partir das 18h, com fotografias de 15 jovens negros atendidos pelo Núcleo Afro Odomodê, no mesmo município.

A parceria do projeto é com o Ponto Black – espaço para empreendedores negros e negras. Já as fotos foram feitas pelo fotógrafo Jove Fagundes, que retratou os jovens em 32 fotografias.

O ensaio destaca a imagem do negro munido de símbolos da cultura africana, desde turbantes, roupas, acessórios e até penteados ligados à cultura africana e afrobrasileira.

“Por esse ser um dia muito importante para a luta contra a descriminação racial, nós idealizamos o projeto de forma a destacar essa pauta e possibilitar o resgate da valorização da beleza negra. Somos um espaço para a diversidade e o projeto reflete isso”, detalha um pouco mais Jackson Ferreira, coordenador do Núcleo Afro Odomodê.

Os jovens retratados na fotos já frequentam o Odomodê e realizam atividades que de fato pautam o povo negro, sua protagonização e construção de identidade em meio à sociedade. Neste ensaio fotográfico Jackson contou que alguns ficaram um pouco receosos com a ideia das fotos no início, mas todos toparam e realizaram um trabalho belíssimo.

A exposição ficará no local até o dia 19 de abril , com visitações livres de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. E nessa noite de abertura haverá intervenção cultural, microfone aberto e a presença de todos os jovens retratados no ensaio.

 

Exposição Empoderar e Enegrecer na Casa do Cidadão

E na Casa do Cidadão, no auditório Alexandre Martins de Castro Filho, em Itararé, Vitória, a exposição Empoderar e Enegrecer também foi aberta ao público desde as 12h desta terça (21). O objetivo é que a mostra fique por lá até o final no mês.

O trabalho reúne fotos, cartazes e frases de pensadores ligados à temática do movimento negro. Durante a exposição, haverá também distribuição de material com informações históricas de como foi iniciada a luta pelo fim da desigualdade racial.  Entre os temas abordados, estão combate ao racismo, o lugar da mulher negra na sociedade e racismo institucional e religioso.

O objetivo de Empoderar e Enegrecer é apresentado como um projeto que pode sensibilizar para o preconceito ainda existente na sociedade e trabalhar questões raciais por meio do empoderamento do negro.

Serviço

– O Sarau da Barão tem realização nesta terça-feira (21), a partir das 19h, na Rua Barão de Monjardim, 317, Centro de Vitória. A participação é livre.

– A exposição ÀWA NÌ – Nós por Nós tem abertura nesta terça-feira (21), a partir 18h no Mucane – Av. República, 121, Centro de Vitória. A exposição ficará no local até o dia 19 de abril , com visitações livres de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

– A exposição Empoderar e Enegrecer já está aberta nesta terça (21), das 12h às 19h, na Casa do Cidadão – Av. Maruípe, 2544, Itararé, Vitória. As visitações podem ser feitas de até o dia 31 de março.

Mais Lidas