Uma das grandes expressões da diversidade cultural brasileira, o carnaval possui aspectos sociais abrangentes e notórios servindo como tema recorrente em diversos debates. Pensando nisso, o Grupo Raízes da Piedade convida pesquisadores, músicos, estudantes e membros de comunidades para participarem do encontro Diálogos de Carnaval, que será realizado no próximo sábado (25), às 13h, no Museu Capixaba do Negro (Mucane), localizado no Centro de Vitória. A entrada é livre.
Na programação, um bate papo sobre o Carnaval Capixaba e as perspectivas da manifestação cultural no nosso Estado com profissionais convidados (Armando Chafik, Arion Carlos e Iamara Nascimento). Haverá também o lançamento do livro Memórias e Culturas nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro: Dramas e Esquecimentos, de Vinicius Natal – historiador, diretor cultural da Unidos de Vila Isabel (RJ) e doutorando sobre Carnaval da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O evento faz parte do projeto Acervo do Território do Samba Capixaba – Morros da Fonte Grande e Piedade.
Raízes da Piedade
Iniciado no ano de 2008, o Grupo Raízes da Piedade é uma ramificação da Unidos da Piedade, primeira Escola de samba capixaba fundado no ano de 1955, e tem sua atuação produzida por jovens e adultos moradores das comunidades Piedade e Fonte Grande, em Vitória. De forma independente, o grupo busca do fortalecimento do samba em suas comunidades por meio de diversas atividades socioculturais.
Serviço
A discussão Diálogos de Carnaval, do Grupo Raízes da Piedade, tem realização no próximo sábado (25), a partir das 13h, no Mucane – Av. República, 121, Centro de Vitória. A entrada é livre.