O Projeto Imanência, ação direcionada para formação de educadores e que aborda os conceitos de identidade e subjetividade da pluralidade étnico-racial brasileira, abriu inscrições até a próxima quinta-feira (30), para pessoas interessadas em atuarem como mediadores da etapa expositiva. Esta fase acontece dos dias 18 de abril a 18 de maio, no Raiz Forte Espaço de Criação, espaço cultural localizado na Escadaria do Rosário, no Centro de Vitória.
Sob a forma de voluntariado e mediante certificação, os mediadores atuarão na execução da proposta de arte-educação do Imanência, sendo os responsáveis pelo atendimento dos visitantes durante o período expositivo. Além do preenchimento da ficha de inscrição, faz parte da seleção uma entrevista presencial que será realizada na manhã de sábado (1), no Raiz Forte Espaço de Criação.
O objetivo nesta fase do projeto é mobilizar interações com o visitante com o uso de recursos multimídia, além de apresentar a reconstrução das experiências dos educadores vivenciadas durante a primeira fase do projeto intitulada Imersão. A primeira parte consistiu em um encontro com educadores que colaboraram com a criação de conteúdos visuais e multimídias que também integrarão a Exposição.
Raiz Forte + Macunaímãs
O Imanência é resultado da parceria entre outros dois projetos: o Raiz Forte e o Macunaímãs. A parceria se deu em 2016, no Museu Capixaba do Negro (Mucane) – ocasião em que essas duas iniciativas promoveram a capacitação de 26 arte-educadores da Grande Vitória
Dessa experiência, e inspirada na pluralidade étnico-racial brasileira, foi desenvolvida a coleção de ímãs para geladeira Macunaímãs Raiz, que é composta por quatro kits de personagens com adereços e formas que possibilitam inventar cabelos e penteados, além de ser uma alternativa para produtos dessa natureza no universo dos brinquedos.
Serviço
As inscrições no Projeto Imanência seguem abertas até a próxima quinta-feira (30) de forma online.