quinta-feira, dezembro 26, 2024
25.5 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Exagerou na dose

A disputa pelo comando da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), todo mundo sabe, ficou marcada por manobras e interferências palacianas que culminaram na eleição por aclamação, nessa terça-feira (28), do prefeito de Linhares (norte do Estado), Guerino Zanon (PMDB). A famosa vitória por W.O, possível com a saída do pleito do prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), exatamente o alvo das investidas do governador Paulo Hartung (PMDB) em favor de Guerino. O novo presidente da Amunes, favorecido pelas articulações, passou pelo processo aparentemente na dele, só esperando a cadeira. Guerino mal a recebeu e já tirou da manga um discurso de “paz e amor”, como se absolutamente nada tivesse acontecido. Negou a existência de racha, divisão ou qualquer coisa parecida com os 14 prefeitos da chapa esvaziada pelo governador e que se ausentaram da votação e fez questão de dizer que, como medida prioritária, buscará uma aproximação com Gilson Daniel. O novo presidente da Amunes pode tentar diálogo com quem quiser, até porque, sabe que a treta política gerada na disputa não é diretamente com ele. Mas a eleição gerou racha e desgaste, inclusive para o Palácio, ao contrário do que ele garante. Tentar apaziguar até vai, mesmo que o momento ainda não pareça favorável para isso, só não dá para se fazer de desentendido nesse grau, né?  
Dança das cadeiras
Mudanças na Secretaria estadual da Fazenda (Sefaz): sai Bruno Pessanha Negris, assume Sérgio Pereira Ricardo como subsecretário da Receita. Auditor fiscal de carreira, Bruno deixa o cargo a pedido. Já o novo ocupante do cargo era gerente de Arrecadação e Cadastro da pasta.
Cansou?
Negris estava no governo desde o primeiro mandato de Hartung, permaneceu no anterior de Renato Casagrande (PSB), e, de novo, ficou na atual gestão. Nesses anos, só pulou de um cargo a outro.
Mesmos passos
Por falar em Casagrande e Hartung, o ex-governador (PSB) aderiu à moda do seu adversário: virou palestrante-debatedor. Aqui e fora do Estado. 
Militância
O deputado federal Givaldo Vieira, que disputa o comando do PT no Estado, fará nesta quinta-feira (30), às 15 horas, uma transmissão ao vivo em sua página do Facebook, com a presença do também deputado Helder Salomão, da ex-ministra Iriny Lopes e do petista histórico Perly Cipriano. A chapa, que defende a saída do partido do governo Hartung, irá apresentar suas propostas às bases.
Alternâncias
Os deputados estaduais Rodrigo Coelho (PDT) e Sérgio Majeski (PSDB) ora se entendem, ora não. Na sessão desta quarta-feira (29), falaram a mesma língua em relação à necessidade de mais debate sobre o projeto do governo que torna mais duras as punições aos estabelecimentos que receptarem e comercializarem mercadorias provenientes de carga roubada. Mas, depois… 
Alternâncias II
….nada de concordarem em relação ao entendimento de que “não é possível escola boa e perto” da casa do aluno, como alegou Coelho na direção da justificativa palaciana de defender o fechamento de escolas. Majeski destacou que os recursos públicos têm de ser otimizados e Coelho o remanejamento de estudantes para escolas mais eficientes. Foi de novo rebatido: é preciso um diagnóstico de viabilidade antes de se fechar escolas, insistiu o tucano. 
Interrogação
Acompanhe a reflexão do deputado José Esmeraldo (PMDB) sobre o projeto que amplia a licença paternidade de cinco para 20 dias: podem aparecer mais crianças para ter uns dias a mais de folga. Sério, deputado?
Interrogação II
Mais uma da série frases “brilhantes” de políticos: “Estava querendo ver um pouco de violência, então liguei a TV”. Secretário de Estado de Esportes Max da Mata, no Twitter.
Segue…
Ponto um: querendo ver violência, já é de mau gosto. Ponto dois: não precisa ligar a TV, ela está em todos os lugares.
Nas redes
“Quem acredita os dados da Qualidade do Ar na Grande Vitória? A empresa que faz a gestão não tem isenção! !! Preta serviços para as poluidoras de Tubarão Vale e ArcelorMittal”. (Juntos – SOS Espírito Santo Ambiental – no Facebook).
PENSAMENTO:
“A habilidade pode te levar ao topo, mas é preciso caráter para te manter lá”. John Wooden

Mais Lidas