A falta de água aconteceu por uma falha de abastecimento da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) e teve início no sábado, quando a agência estava aberta para saques das contas inativas. A Caixa comunicou à Cesan sobre a falta d’água, mas nada foi resolvido.
Durante toda a segunda-feira (10), bancários e usuários da agência tiveram de lidar com a falta d’água em período de aumento de fluxo na unidade.
Na terça-feira, diante da inércia da Caixa, o Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES) fez uma ação no local retardando a abertura da agência em duas horas – neste dia, a unidade abriria às 8 horas – até que a Caixa tomasse alguma atitude. Só então a Superintendência Regional do banco contratou um caminhão-pipa para abastecer a caixa d’água e o problema foi sanado.
Durante o período de falta d’água – justamente quando o atendimento estava ampliado – os bancários evitavam usar o banheiro da agência e as funcionárias da empresa tinham de buscar água no prédio vizinho.
A gerência da unidade teve de comprar água mineral para os bancários. Os clientes, que aguardavam por horas por atendimentos, ficaram sem acesso à água, logo no momento em que as agências da Caixa estão lotadas e o tempo de espera para atendimento é bem maior.
O diretor do Sindibancários, Vinícius Moreira, apontou que o próprio banco deveria ter tomado a iniciativa de suspender o atendimento em virtude da falta d’água, mas optou por manter, em desrespeito com os empregados e clientes.