terça-feira, novembro 26, 2024
21 C
Vitória
terça-feira, novembro 26, 2024
terça-feira, novembro 26, 2024

Leia Também:

Assembleia discute aumento da população de rua na Grande Vitória

O aumento a olhos vistos da população em situação de rua nos quatro principais municípios da Grande Vitória será discutido em audiência nesta quarta-feira (26) na Comissão de Assistência Social da Assembleia Legislativa. Em função da crise econômica, Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica registraram um incremento de moradores de rua em suas respectivas vias nos últimos meses.
 
Em Vitória, a situação pode ser verificada nas regiões da Enseada do Suá e na área central do município. Em Vila Velha, a Praça Duque de Caxias registra significativa concentração de população em situação de rua. Em Cariacica, Campo Grande registra concentração de moradores de rua em virtude do perfil comercial do bairro. Na Serra, Jacaraípe é um dos bairros com mais registros de moradores de rua. Cerca de mil pessoas vivem nas ruas dos quatro municípios.
 
A reunião convidou a secretária municipal de Assistência Social de Vila Velha, Ana Cláudia Pereira Simões Lima e a coordenadora do Movimento Nacional de População de Rua do Espírito Santo, Rosângela Cândido Nascimento Roseno. A procuradora de Justiça Célia Lúcia Vaz de Araújo também participará da reunião. Ela coordena o Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (Caco) do Ministério Público Estadual (MPES). 
 
O órgão vem dando tratamento metropolitano e ajudou a resolver, por exemplo, a fragmentação desse trabalho prestado em cidades vizinhas. As políticas públicas voltadas para o segmento são mais um exemplo da ineficiência das quatro prefeitura em agir metropolitanamente. Como nas áreas de mobilidade, saúde e outras, o problema das pessoas em situação de rua demanda ações conjuntas entre os quatro municípios. 
 
Conforme informações repassadas pelo Caco, o Instituto Jones Santos Neves (IJSN) realiza um levantamento sobre o número dessas pessoas nas ruas da Grande Vitória. Mesmo sem ter sido finalizado, já é estimado um aumento, relacionado por sua vez ao atual cenário econômico. Nesse contexto, o órgão tem atuado de modo a garantir que essa demanda seja acolhida pelos municípios. 
 
A reunião da Comissão de Assistência Social, presidida pela deputada Eliana Dadalto (PTC), será às 12h30 no Plenário Judith Leão Castello Ribeiro. 

Mais Lidas