quinta-feira, novembro 14, 2024
22.7 C
Vitória
quinta-feira, novembro 14, 2024
quinta-feira, novembro 14, 2024

Leia Também:

Mesmo com aumento de demanda, Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos ‘perde’ quase 20 policiais

A Grande Vitória registrou no último feriado – entre sexta-feira (21) e segunda-feira (24) – um elevado número de roubos de veículos, inclusive com perseguição policial e troca de tiros, que devem ter ocorrências apuradas pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). No entanto, a delegacia, que é responsável por atender demandas de todo o Estado, tem apenas pouco mais de 40 policiais civis em atuação.

Nos fins de semana aumenta o número de ocorrências, que são, em média, 10 por dia e 40 nos fins de semana e feriados. De acordo com informações do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol-ES), só no mês de fevereiro foram 1,3 mil ocorrências atendidas pela unidade e a tendência é que o número aumente.

Em contrapartida, o efetivo vem reduzindo ano após ano. em 2012 eram mais de 60 policiais atuando na delegacia, além de cinco cartórios e um número menor de atribuições.

A DFRV era responsável pelos casos de desmanche ilegal de veículos automotores; quadrilhas especializadas em roubo de veículos automotores; ladrões contumazes na prática de roubo ou furto de veículos; indivíduos que se especializaram na adulteração de veículos; vistorias de veículos automotores para Transferência de Estado e veículos recuperados.

Já em 2017, a delegacia tem pouco mais de 40 policiais em atuação que, além das atribuições iniciais, também passaram a apurar casos de furto de veículo automotor; roubo de veículo; adulteração; clonagem de veículos; receptação; apropriação indébita; e latrocínio envolvendo veículo automotor.

Mesmo com o aumento das atribuições, a delegacia perdeu três cartórios e nem todos os policiais ficam lotados na sede da delegacia. Além disso, nas investigações apenas dez policiais são responsáveis por atender à demanda de todo o Estado.

Mais Lidas