sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Prefeitura de Vitória assina TAC para aplicativo de taxistas

A Prefeitura de Vitória, o Ministério Público Estadual e o Sindicato Profissional dos Motoristas de Táxi do Espírito Santo (Sindtavi-ES) assinaram nessa quinta-feira (27) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que possibilita a utilização por taxistas do Seu Táxi, aplicativo de transporte de passageiros desenvolvido pelo sindicato. A ferramenta já está disponível para utilização na internet.
 
O Seu Táxi nasce no momento em que os taxistas tradicionais estão acuados por tecnologias de transporte privado de passageiros, como a Uber. Autorizado ano passado para a funcionar em Vitória, a tecnologia vem causando estragos no serviço de táxi da capital. Para começar a fazer frente à concorrência, o aplicativo dos taxistas vai oferecer desconto de 25% para corridas pedidas por ele.
 
O aplicativo traz atributo da “cerca eletrônica”, que pode amenizar a disputa por passageiros, uma das principais polêmicas entre os taxistas de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Polêmica que, muitas vezes, redundou em violência, especialmente no ponto de táxi do Aeroporto de Vitória, o mais lucrativo do Espírito Santo. A cerca impede que chamadas de um município sejam atendidas por taxistas de municípios vizinhos.
 
Em Vitória, os taxistas já realizaram pelo menos dois protestos contra o aplicativo este ano. Em janeiro, taxistas de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica se concentraram em frente à prefeitura cobrando mais fiscalização da Uber. Por igual motivo, em março, taxistas de Vitória se mobilizaram contra o aplicativo e, ao início da manhã, fecharam o acesso à cidade pela Segunda Ponte.
 
Apenas taxistas cadastrados ou autorizados podem utilizar o aplicativo, pelo qual o usuário poderá avaliar o motorista e o serviço prestado ao final da corrida.
 
Os aplicativos privados de transporte de passageiros sofreram um revés no início de abril com a aprovação na Câmara dos Deputados de um projeto de lei que pode inviabilizá-los no país. O projeto, que ainda será enviado ao Senado, remete aos municípios a regulamentação do serviço, mas lista algumas exigências, como licença e placa vermelha, que podem dificultar a operação dos aplicativos. 

Mais Lidas