A acessibilidade será garantida durante o evento, que terá legendas disponíveis em todas as sessões e também duas sessões especiais com audiodescrição, para deficientes visuais, que vão acontecer na próxima sexta-feira (12), às 14h, e no dia 13, às 16h.
O evento será dividido em três mostras: a Panorama, que apresentará 17 filmes ligados a diferentes aspectos dos direitos humanos, selecionados pela equipe de curadoria do evento; a Mostra Temática que irá exibir sete filmes que exploram a questão de gênero; e a Mostra Homenagem que prestará homenagem à cineasta Laís Bodansky, que explora em seus filmes as questões de igualdade e direitos de oportunidade.
Além das mostras, dois debates serão ministrados, com os temas “Racismo e Intolerância Religiosa”, mediado por Valquíria Santos Silva, gerente de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), e “Gênero”, que será mediado por Helena Pacheco, subsecretária de Políticas para Mulheres, também da SEDH. Os debates serão realizados nos dias 11 e 12, após as sessões das 15h30.
A Mostra de Cinema e Direitos Humanos é uma das estratégias do Governo Federal para a consolidação da cultura e educação em Direitos Humanos no Brasil, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades.
A produção local é de Simone Marçal Projetos Culturais, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, da Faculdade de Música do Espírito Santo, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Vitória, da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes e do Instituto Parceiros do Bem.