Com as pessoas com deficiência moradoras de Vitória indignadas com a prefeitura em função do serviço precário de transporte público, especialmente o projeto Porta a Porta, e da falta de acessibilidade nas vias e prédios públicos, o vereador Duda Brasil (PDT) resolveu promover uma audiência pública para discutir os problemas. O debate acontece na próxima quinta-feira (18), a partir das 18h30, no plenário da Câmara.
Como o pedetista, por ora, não mostrou relação com o tema, fica a expectativa sobre a orientação que ele vai imprimir à audiência. Não há clima para uma condução burocrática, uma vez que há pelo menos um ano as pessoas com deficiência de Vitória se manifestam publicamente contra os problemas de acessibilidade do município, tanto em transporte quanto nas vias e prédios públicos.
O maior alvo de críticas é o Porta a Porta, programa municipal de transporte de pessoas com deficiência. A Prefeitura de Vitória descumpre desde setembro de 2015 uma sentença judicial determinando melhorias no atendimento do programa.
Segundo a decisão da 5° Vara da Fazenda Pública Estadual, o município deveria aumentar a frota do programa em oito veículos e reduzir do período de agendamento de três dias úteis para duas horas. Hoje, há quase 400 pessoas na fila de espera para utilização do Porta a Porta.
A proposta da audiência é discutir os desafios que as pessoas com deficiência e familiares estão vivendo para usar táxi, ônibus, ir à escola ou mesmo fazer a matrícula dos filhos, se conseguem encontrar opção de lazer acessível e ter qualidade de vida. Também será abordado como tem sido o convívio social com relação ao preconceito e o acesso ao mercado de trabalho.