sábado, novembro 16, 2024
22.9 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Inscrições abertas para a 6ª edição do Festival de Cinema de Muqui

Estão abertas as inscrições para a Mostra Competitiva oficial da 6ª edição do Festival de TV e Cinema do Interior do Espírito Santo (Fecin). Os curtas-metragens podem ser enviados até o dia 21 de maio. Os filmes devem ter, no máximo, 20 minutos de duração. O festival é realizado anualmente no centro histórico de Muqui, na região sul capixaba. Este ano, o Fecin acontece nos dias 8 e 9 de setembro, com o tema IN-visível: o “sexto sentido”.

A novidade deste ano é a realização do festival prevendo parcerias com coletivos e ações locais de artistas moradores de Muqui, entre eles o cineclube “CinEstação”, resultando em mostras de cinema em Super 8, oficinas de captação de som, novas mídias, teatro e atividades musicais.

Os filmes inscritos na 6ª edição do FECIN concorrem ao troféu “Catraca” de melhor filme (documentário, animação e ficção) e seus diretores poderão ser recebidos em Muqui para participar do evento, representando suas obras na premiação. Os filmes inscritos serão avaliados por uma curadoria composta por Cláudia Puget e Ériton Berçaco, artistas e produtores moradores de Muqui, e serão avaliados durante o festival por júri oficial e júri popular. O evento é uma realização da Caju Produções.

Clique aqui para fazer sua inscrição 

Oficinas de arte e memória

O município de Muqui também vai receber ações artísticas de memória e pertencimento local dentro do projeto “Arte Entre Morros”, a ser realizada no bairro São Pedro, entre os dias 25 e 28 deste mês. Poderão participar das oficinas professores, artistas e moradores interessados em adquirir conhecimentos técnicos e artísticos que relacionem o pertencimento e a memória local. As oficinas serão realizadas na antiga lavanderia pública do bairro, local que será foco das ações artísticas e envolvimento comunitário.

O projeto realizará uma oficina de arte em estêncil com etapa introdutória sobre memória, trabalhando os ícones de Muqui em moldes vazados, decorando muros das ruas e as fachadas de suas casas, transformando seu espaço de vivência em um ambiente mais harmônico, a memória ou a iconografia dos bairros. A expressão “Entre Morros” é um dos significados para o nome indígena “Muqui”, que dá título à cidade histórica do interior sul capixaba.

A oficina artística será desenvolvida pelo artista plástico e designer muquiense Wilson Ferreira e a oficina de memória e pertencimento realizada gestor de projetos criativos Jussan Silva e Silva. Os interessados, podem realizar suas inscrições por meio do telefone (28) 99966 0230, com Ada Castro, ou pelo e-mail [email protected].

Mais Lidas