sexta-feira, novembro 15, 2024
23.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Ufes realiza Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA)

Apoiar a Reforma Agrária Popular e a agricultura camponesa e denunciar a impunidade e a criminalização dos movimentos sociais do campo estão entre os objetivos da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA), que, neste ano, no Espírito Santo, acontece nos campi da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) de Goiabeiras, em  Vitória, e de São Mateus, norte do Estado.

Em São Mateus, a Jornada acontece nos dias 25 e 26 de maio e, em Vitória, no dia 26. Na programação, mesas-redondas, feira de produtos da reforma agrária e apresentações culturais com música de viola.

Realizada desde 2014 em mais de 50 universidades brasileiras, a JURA vai homenagear também os 19 trabalhadores rurais sem-terra acampados que morreram no massacre de Eldorado do Carajás, no sul do Pará, em 17 de abril de 1996. A proposta é ampliar o debate sobre essas temáticas e potencializar as ações e pesquisas na área.

“Produção de alimentos saudáveis, segurança alimentar, soberania nacional, regularização das terras devolutas no Espírito Santo, união do conhecimento tecnológico/científico com os saberes populares, reformas trabalhista e da Previdência, MP 759”, destaca, como assuntos satélites ao tema-central da Jornada, a coordenadora da Jornada, professora Renata Couto Moreira, do Departamento de Economia da Ufes.

Entre os movimentos sociais e acadêmicos participantes, estão o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Conselho Estadual de Educação do Campo, e, da Ufes, o Núcleo Estudos sobre a Violência (Nevi) e os coletivos Casa Verde e Natália de Melo.

Informações e inscrições pelo e-mail [email protected] e no endereço https://www.facebook.com/events/203597123485234/

Mais Lidas