terça-feira, novembro 26, 2024
21 C
Vitória
terça-feira, novembro 26, 2024
terça-feira, novembro 26, 2024

Leia Também:

Loteamento da região da Pedreira deve ser um dos pontos polêmicos do PDU de Vitória

A sessão da última quinta-feira (25) na Câmara de Vitória deu algumas indicações dos temas que podem gerar controvérsia no processo de aprovação do novo Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória. O debate, levantado pelo vereador Davi Esmael (PSB), relator do projeto na Casa, em um pronunciamento de cerca de 20 minutos, foi a primeira, mais longa e mais aprofundada discussão do principal dispositivo ordenador do crescimento urbano da capital capixaba no legislativo municipal – muito embora o processo de revisão do plano tenha começado há pouco mais de  dois anos. E, ali, ficou claro que o loteamento previsto para a região da Pedreira, ao lado do bairro Joana D’Arc, será um dos pontos polêmicos do novo PDU. 
 
Trata-se a última grande área livre da capital capixaba. A discussão na Câmara deu indícios de que o mercado imobiliário capixaba, que amarga certa apatia após a euforia da primeira década dos anos 00, cobiça como nunca o terreno.
 
A vereadora Neuzinha de Oliveira (PSDB) pediu informações sobre o projeto, que prevê a construção de residências, comércio e até shoppings. “Existem alguns questionamentos de pessoas em nossas páginas nas redes sociais querendo saber por que não houve plebiscito popular, por que não estão ouvindo a comunidade? De quem é essa proposta?”, questionou.
 
Davi respondeu: “Não estamos discutindo a criação de bairros. Estamos discutindo a forma como pode se dar a ocupação da área do Mulembá. Se pode prédio, supermercado…”. Segundo ele, os estudos da prefeitura já estimam que o novo loteamento pode receber até sete mil moradores. “Mas onde vão estudar, praticar lazer, de que forma se dará o acesso viário àquela região, de que forma as pessoas cuidarão da saúde? Essas respostas ainda não tenho”, completou.
 
A tucana captou as entrelinhas. “Ali existe uma grande especulação imobiliária para o futuro. Essa eu tô entendendo”. Davi minimizou: “É maior região livre de Vitória. Lógico que existe uma intenção do mercado imobiliária sobre aquela área. Mas o que compete aos vereadores é definir o que pode nessa especulação acontecer ou não”.
 
O vereador Cleber Felix (PP) anunciou que realizará uma audiência pública em 22 de junho, na Câmara, para debater o loteamento na região da Pedreira.
 
Em tom de alerta, o relator do PDU na Câmara pediu mais atenção de seus pares no debate do PDU. “Tenho sentido falta do envolvimento dos vereadores no tema”. Alerta válido. As discussões estão entrando em fase final. Davi informou que a redação final da minuta do PDU será votada na próxima quarta-feira (31) pelo Conselho Municipal do PDU (CMPDU). Em seguida, na segunda-feira (5), o texto será disponibilizado no site da Prefeitura de Vitória para receber contribuições dos moradores.
 
A minuta deve ser aprovada pelos moradores no Encontro da Cidade, marcado para o dia 26 de junho, no Teatro da Ufes, em Goiabeiras. Segundo Davi, a previsão é que o projeto do PDU de Vitória desembarque na Câmara em 15 de julho.
 
Por fim, o vereador Denninho Silva (PPS) pediu informações ao relator sobre o projeto do Parque Tecnológica, previsto para ser construído em sua base eleitoral, Goiabeiras. Davi afastou a possibilidade de que a área seja contemplada com uso residencial. “O entendimento do CMPDU é que aquela área vai ser ocupada por empresas de tecnologia. Não caberá uso residencial”.

Mais Lidas