Em Vila Velha, por exemplo, todas as unidades de saúde terão vacinas disponibilizadas para atender a este público. A vacina entrou na lista de rotina das salas de imunização no município.
A faixa-etária para imunização de meninos contra o HPV será gradativamente ampliada até 2020, quando serão incluídos meninos com idades a partir de 9 anos até 13 anos.
Atualmente, a vacina contra HPV para meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em seis países (Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá). Portanto, o Brasil assegura a sétima posição e a vanguarda na América Latina. A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A estratégia de imunização de meninos tem o objetivo de prevenir os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.