As esculturas do artista Luiz Rafael permitem que o visitante da exposição “Relatos” façam uma viagem pela Antiguidade Clássica. O artista autodidata de Itacibá recria em suas esculturas história de Grécia, Roma e do Egito. A exposição “Relatos” está aberta ao público até o dia 7 de julho na Biblioteca Municipal Madeira de Freitas, em Cariacica.
Usando materiais como resina, massa epóxi, fibra de vidro e acabamento com tinta e verniz, Rafael reproduziu séries conhecidas como cenas do cotidiano egípcio (os escribas, os mercadores, a caçada do faraó no Rio Nilo usando gatos de estimação), esculturas da era clássica romana (um busto de Cleópatra, inspirada numa obra de Michelangelo, onde ele usou como modelo a atriz Angelina Jolie) e inspirações do romance épico “Quo Vadis?”, de Henryk Sienkiewicz, que se passa na Roma Antiga e fala da perseguição aos cristãos comandada pelo imperador Nero.
“Eu acredito na função didática da arte. Eu me esforço para concentrar toda a beleza existente no que foi produzido nesse período, mas quero que minha obra aguce a curiosidade das pessoas em se interessarem mais por essas civilizações”, sintetiza o artista.
Atuando como designer gráfico e fotográfico, ele faz da sua paixão pela História uma verdadeira obsessão estética, nos seus momentos de folga. “Tenho em meu ateliê mais de 40 criações, inclusive maquetes de templos e cidades antigas. O templo de Karnak, destinado à adoração do deus Rá, em Luxor, no Antigo Egito, foi um dos meus maiores desafios”, conta.
O artista não tem curso formal em Artes Plásticas. Fez cursos técnicos em artes gráficas e design. Rafael conta que despertou para o estudo da História ainda na infância. Desde criança, ele tentava reproduzir no papel os heróis e vilões que acompanhava nos desenhos animados. À medida que foi aprimorando o traço, passou a outro desafio: transformar o que desenhava em escultura. “Na minha adolescência, passei a modelar com massa epoxi e não parei mais”, relembra.
Rafael expôs em 2005 na Assembleia Legislativa, em Vitória. De lá para cá, manteve-se com mostras em seu ateliê. Agora, quer ocupar mais espaços. “É um privilégio expor minha arte em minha própria cidade. O município tem ganhado mais espaço para iniciativas como essa”, comemora.
Ele prepara uma futura exposição, desta vez com apoio da Lei João Bananeira, com esculturas sobre cavaleiros, samurais, templários e guerreiros de várias épocas. “Heróis Circulando” será lançada no Shopping Moxuara (Rodovia BR-262, Km 5, 6555 – Campo Grande, Cariacica).
Serviço:
Exposição “Relatos” – Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas. Cariacica
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 18h.
Até 7 de julho.
Informações: (27) 3386-3376.
Entrada franca