O anúncio de implantação de uma faixa exclusiva para ônibus no acesso à Terceira Ponte mostra que o novo secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Tyago Hoffman, vai tentar pôr ordem na pasta. A Setran gerou as mais espinhosas crises da gestão Luciano Rezende (PPS), desde o Integra Vitória, em 2015, até o recente pedido pelo Ministério Público de Contas (MPC) de suspensão do reajuste da passagem de ônibus.
A ideia da faixa exclusiva é priorizar o transporte coletivo e acabar com a competição entre ônibus e carros no acesso à ponte via Avenida Nossa Senhora da Penha. Os carros seguirão pela Praça do Cauê e os ônibus pegarão um trecho da Avenida Desembargador Santos Neves (à esquerda) e, em seguida, a Rua Duckla de Aguiar. O acesso à Duckla de Aguiar, hoje fechado, será aberto.
O ponto de ônibus próximo à ponte deve ser remanejado para outra área da Duckla de Aguiar, antes do acesso à Rua Almirante Soído. O objetivo é evitar a retenção com ônibus e carros ao longo da rua no horário de pico vespertino.
Semana passada, o secretário apareceu em vídeo publicado na página da prefeitura no Facebook defendendo didaticamente o novo semáforo da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, na Enseada do Suá. Criticada em alguns jornais, a intervenção mostra-se necessária em função do aumento do fluxo de pedestres na região. A ação, aqui, prioriza o pedestre.
Semana passada, a Setran publicou uma portaria determinando que a Gerência de Concessão e Tarifas publique mensalmente a planilha de custos referentes ao transporte municipal no site da prefeitura, outra medida tomada por Hoffmann para organizar a casa. O setor, que abriga a Câmara de Compensação Tarifária, resguarda a “caixa-preta” do transporte público municipal.
O Diário Oficial da prefeitura desta quarta-feira (14) trouxe mais uma medida sintomática, que deve ter o dedo do novo secretário: a troca no comando da Gerência de Concessão e Tarifas. Lisandro Barcellos Detoni foi exonerado para a nomeação de Marcela Soares Gonçalves.