A programação vai contar com mesas e debates, exibição de filme e feira de troca de artigos sobre cineclubismo. A entrada é franca, mas para participar é preciso enviar inscrição para o e-mail [email protected] ou se inscrever pessoalmente no Teatro Municipal de Vila Velha, a partir desta quarta-feira (28).
No dia de abertura, na sexta-feira (30), haverá o bate-papo “Os Caminhos do Cineclubismo e do Audiovisual Brasileiro – Reflexões e Perspectivas”, que vai tratar da lei 13.066/2014, norma que aborda a exibição de filmes de produção nacional como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica em escolas. Outro destaque do dia será a exibição do filme “O homem que virou suco”, dirigido por João Batista de Andrade. Esta produção do ano de 1981 se tornou emblemática por ser produzida dentro do movimento paulista de cineclubes e que acabou sendo reconhecida através de premiações em festivais de cinema fora do País.
No sábado (1), o encontro segue com as mesas-redondas que discorrerão sobre os temas ‘Como Organizar e Gerir um Cineclube’ e 'Cineclube e Comunidade’. No domingo (2), o evento se encerra com o bate-papo “Leis de Incentivo, Editais e Formação de Projetos” e uma feira de Trocas Cineclubistas, em que produtores e cineclubistas poderão levar DVDs, livros, cartazes e catálogos para serem trocados, podendo até mesmo contribuir com a difusão do acervo local.
Serviço
Seminário Metropolitano de Formação Cineclubista
Data: 30 de junho a 02 de julho
Local: Teatro Municipal de Vila Velha, Praça Duque de Caxias – Centro, Vila Velha.
Sexta-feira (30) – 18h – “Os Caminhos do Cineclubismo e do Audiovisual Brasileiro – Reflexões e Perspectivas” e exibição do filme “O homem que virou suco” (1981)
Sábado (01):
08h – ‘Como Organizar e Gerir um Cineclube’
13h30 – 'Cineclube e Comunidade’
Domingo (02) 08h – “Leis de Incentivo, Editais e Formação de Projetos” e feira de trocas