quinta-feira, dezembro 26, 2024
25.5 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Fora do cerco

 
Lideranças do campo oposto ao governador Paulo Hartung (PMDB), a senadora Rose de Freitas (PMDB) e o ex-governador Renato Casagrande estão de tête-à-tête político. É o que circula nos bastidores, dentro das mesas de articulação para a disputa de 2018. Rose, como se sabe, quer se candidatar ao governo e não tem nada a perder com isso, pelo contrário. Já Casagrande precisa retornar ao mercado político, só não se sabe ainda por qual caminho. A conversa entre os dois seria no sentido de buscar soluções fora do cerco de Hartung. No caso de Rose não conseguir se viabilizar no próprio PMDB com uma possível candidatura à reeleição do governador, ela aplicaria seu capital político no palanque de Casagrande. Agora se for mesmo para o embate, como garante, poderia fechar chapa com Casagrande ao Senado. O jogo, nos dois cenários, é favorável à senadora. Com mandato voltado aos municípios, não é de hoje que uma candidatura ao Palácio Anchieta faz parte dos planos de Rose, que costuma dar trabalho em eleição. Ela só reforçaria seu território político. E, mesmo numa derrota, sairia ganhando, já que a senadora permanece no seu atual mandato por mais quatro anos. E Casagrande, não precisa nem dizer…fora de circuito, mais pra lá do que pra cá, não seria nada mal caminhar com Rose. Além de muitos prefeitos sob seu comando, a senadora não deverá enfrentar problema algum com caixa de campanha. Afinal, não é todo mundo que tem um suplente como o empresário Luiz Pastore, doido para investir na candidatura dela ao governo e, assim, herdar a tão desejada cadeira no Senado. 
‘Putz’… 
Mas, se no campo eleitoral Rose se movimenta bem, em outros, sei não! A senadora colocou gás no ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, com quem se reuniu em Brasília. Blairo, o ruralista dos ruralistas, fez uma “chamada” para o Congresso Brasileiro de Nematologia, que será realizado no Centro de Convenções em Vitória, entre segunda e sexta-feira (3 e 7). “Colar” em Blairo agora, em tempos de aeronave, é disposição, viu?!
Vitrine
Voltando a Casagrande, assim como o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), o ex-governador arrumou uma bandeira para explorar: a retomada do Aquaviário. Discurso repete aquela história de que deixou o projeto pronto e Hartung engavetou, etc. e tal. Rende?
Dá-lhe oba-oba
Por falar em Luciano, o prefeito não tem mais por onde forçar a barra. Interditar rua, de 6h às 13h de sábado (1º), para inaugurar Sistema de Agendamento Online da U.S de Bairro República? E pior, não é o primeiro evento político desse e, pelo visto, nem será o último.
Contras as reformas
Deputados federais de oposição, os petistas Helder Salomão e Givaldo Vieira recorreram às redes sociais contra a inclusão de suas fotos no cartaz da Frente Estadual em Defesa da Previdência, Social, dos Direitos Trabalhistas e Serviços Públicos sobre a greve geral desta sexta-feira (30). Aparecem ao lado de toda bancada capixaba, com o texto: “Não deixe essa turma acabar com seu emprego, jornada de trabalho, aposentadoria, férias, 13º salário, seguro-desemprego e demais direitos”. 
Contras as reformas II
Nas publicações, que têm o mesmo tom, os deputados deixam claro que “não são da turma que vota contra o povo” e criticam terem sido igualados aos outros parlamentares da bancada que apóiam as reformas e o governo Temer. “É um erro colocar todo mundo na vala comum”, disparou Helder.
Discurso de ocasião
Enquanto isso, depois de se ausentar da votação que aprovou o texto da Reforma Trabalhista na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nessa quarta-feira (28), e ser alvejado por isso, o senador Magno Malta (PR) resolveu publicar texto no Facebook para “sair por cima”. Diz ele que “ficou com o povo” ao decidir não votar a matéria. Lembrete: Magno é a favor das reformas.
Piada
A bipolaridade do PT está demais. Vai desembarcar do governo Hartung no estilo meia boca? Uns cargos sim, outros não? O presidente estadual do partido, João Coser, só pode está de brincadeira. 
Piada II
Com a filha dele, a advogada Karla Coser, ninguém mexe, como o próprio enfatizou em A Gazeta nesta quinta-feira (29). Karla é 2ª vice-presidente do diretório municipal do PT em Vitória e ocupa cargo de assessora especial na Subsecretaria de Estado de Polos Industriais, da Secretaria de Desenvolvimento. São os “critérios Coser de desembarque”…
Ocupa Convida
Artistas do Estado se unem à luta pela reforma urbana e busca ao direito à moradia digna, representadas na Capital pela Ocupação Chico Prego, instaladas no prédio do antigo Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI), Centro de Vitória. Neste sábado (1), às 16h30, evento na Quadra da Piedade irá arrecadas recursos para as famílias. Olha quem estará lá: Regional da Nair, André Prando e Zalui.
Nas redes
“Pela primeira vez nesta legislatura, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), foi criticado no plenário da Câmara Federal, pela única mulher da Bancada Capixaba”. (Deputada federal Norma Ayub – DEM – no Facebook)
PENSAMENTO:
“A maior parte dos homens é como a pedra do íman. Tem um lado que atrai e outro que repele”. Voltaire

Mais Lidas