sábado, novembro 16, 2024
22.9 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Cultura e democracia nos tempos atuais em debate

O Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) recebe, nessa quarta e quinta-feira (5 e 6), um ciclo de debates sobre o papel das práticas culturais e artísticas nos tempos atuais. O evento “Cultura e Democracia” pretende abordar as consequências da crise política e econômica instaurada no Brasil e em outros países da América Latina. Serão debatidos temas como a discriminação sexual e racial, violência política, hegemonia da mídia e a destruição de valores históricos. Os debates vão acontecer no auditório do Cemuni IV.

O evento é organizado pelo grupo de pesquisa “Critica e experiência estética”, que se dedica a estudos sobre as expressões artísticas em instâncias estéticas, éticas, políticas e culturais. Para seus integrantes, a atual conjuntura tem gerado momentos extremamente hostis de perda de valores e direitos, de recrudescimento da violência e dos preconceitos, bem como de inúmeros retrocessos nas políticas públicas.

“Dessa forma, a partir de uma proposta transdisciplinar, convidamos pesquisadores de diferentes áreas para refletir sobre rumos e perspectivas em torno desses temas, valorizando análises e percepções históricas, culturais, artísticas, filosóficas, linguísticas, educacionais e da comunicação”, afirma o grupo coordenado pelo professor Gaspar Leal Paz.

Ainda segundo eles, em contraposição à intolerância e à instabilidade, busca-se o estabelecimento de diálogos pertinentes que estimulem a livre expressão e a pluralidade de opiniões, vislumbrando possibilidades criativas e com interesses coletivos.

Veja abaixo a programação dos debates:

 
5 de julho, quarta-feira

10h-12 Controvérsias da democracia liberal: os direitos sociais vilipendiados pelas contrarreformas. Discriminação sexual e racial e a questão da violência política.

Profa. Dra. Patrícia Rufino – Departamento de Educação, Política e Sociedade e Programa de Pós-Graduação em Comunicação e territorialidades da UFES

Prof. Me. Cleber Carminati – Departamento de Comunicação da UFES

Prof. Dr. Acácio Augusto – Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UVV-ES e Programa de Pós-Graduação de Psicologia Institucional da UFES

 

Mediação: Gaspar Paz (PPGA UFES)

14h -17h Obliteração de informações: o abismo entre a opinião pública e as políticas públicas. A mídia contra-hegemônica e a sustentação de pautas alternativas que estimulam a pluralidade de ideias.

Prof. Dr. Alexandre Curtiss – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e territorialidades da UFES

Profa. Dra. Daniela Zanetti – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e territorialidades da UFES

Profa. Dra. Júnia Zaidan – Professora Adjunta de Língua inglesa e Linguística da UFES

 

Mediação: Ignez Capovilla e Sandriani Muniz (PPGA – UFES)

6 de julho, quinta-feira

10h-12h Déficit democrático: a destruição de valores históricos de igualdade, liberdade e democracia substantiva.

Profa. Dra. Maria Amélia Dalvi – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e professora do Centro de Educação da UFES

Prof. Dr. Jorge Luiz Viesenteiner – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFES

Prof. Dr. Alexsandro Rodrigues – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional UFES

 

Mediação: Gaspar Paz

Mais Lidas