sexta-feira, novembro 29, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Vila Velha, Serra e Cariacica apresentam ideias para as bicicletas

 

Texto: Henrique Alves
Fotos: Divulgação/ CDL Jovem (capa) e Gustavo Louzada/SD (abaixo)

 

2012 foi o ano delas. Nunca se discutiu tanto o papel da bicicleta na Grande Vitória. A mobilidade urbana foi um dos grandes temas das eleições de outubro. Para mostrar intimidade com o ideal bicicleteiro, candidatos puseram triciclos de propaganda nas ruas. 
 
Nada mais natural, pois, que perguntar aos novos prefeitos: e aí, o que vocês têm para as bicicletas? A questão é dirigida aos prefeitos dos quatro principais municípios da Região Metropolitana – Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Pedimos respostas generosas, para sentir o nível de comprometimento com a causa.
 
Confira abaixo as ideias de Vila Velha, Serra e Cariacica para as bicicletas. A capital, como se verá, ficou de fora.
 
Vitória
 
A cidade que concentra os debates sobre a relação bicicleta/mobilidade urbana ficou de fora. Mandamos a pergunta via email na quarta-feira (16) e às 19h de sexta-feira (18) não tínhamos recebido resposta.
 
Engraçado: o silêncio vem num momento em que ciclistas e ciclovias – ok, ainda que por razões que não tratam estritamente de mobilidade urbana – estão novamente na berlinda. Aludimos à questão em torno das regras e usos do calçadão de Camburi.
 
Vitória tem o melhor plano cicloviário entre as quatro prefeituras. Mas, entre sair do papel e chegar à superfície palpável das ruas, vai uma distância. Resta saber o que explica o silêncio da PMV: a falta de tempo ou de ideias.
 
Vila Velha
 
“A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Vila Velha informa que os investimentos na área do ciclismo serão uma prioridade do setor. Para o secretário de Transporte e Trânsito Romário de Castro, “não se faz mobilidade urbana sem ciclovias”. 
 
A expansão da ciclovia será uma obra conjunta ao Governo do Estado e é possível que haja uma revisão do anel cicloviário para que sejam feitas melhorias e a ampliação da via. A cidade de Vila Velha possui uma topografia plana que contribui para construção de novos trechos das vias.  
 
Ainda este ano será implantado um sistema de aluguel de bicicletas em alguns pontos da cidade. A pessoa fará um cadastro na internet, receberá uma senha e através do telefone celular poderá desbloquear as bicicletas nas estações e circular pela cidade. 
 
A bicicleta poderá ser devolvida em uma estação diferente da qual foi pega.  O ciclista poderá comprar um passe diário ou um passe mensal, válido por 30 dias. 
 
A ideia é que as bicicletas estejam disponíveis na orla, Praça Duque de Caxias, Glória e Coqueiral de Itaparica. As estações estarão próximas ao caminho do anel cicloviário que já existe.
 
A Secretaria de Transporte e Trânsito vai funcionar em sintonia com as outras secretarias para que todas as mudanças no plano urbano da cidade sejam harmônicas, acessíveis e integradas. Outras medidas estão sendo estudadas para beneficiar os ciclistas do município”.
 
Serra
 
“Deve constar em todo projeto da malha viária da cidade a construção de novas ciclovias, ou seja, todas as obras viárias da cidade tem que ter ciclovia.
 
A Prefeitura da Serra está ampliando a rede cicloviária na Avenida Eldes Scherer, em Laranjeiras, Avenida Talma Rodrigues, em Jacaraípe, e Avenida João Palácio, no Mestre Álvaro. O objetivo agora é interligar as três malhas rodoviárias. A longo prazo, o município fará a integração das malhas cicloviárias do município aos terminais de transporte urbano da cidade”.  
 
Cariacica
 
“A Prefeitura de Cariacica informa que o Plano de Mobilidade Urbana da gestão 2013/2016 encontra-se em processo de análise e discussão entre as secretarias envolvidas na proposta de instalação de ciclovias e bicicletários na cidade.
 
Lembrando que a mobilidade é um dos grandes desafios das atuais administrações dos municípios do Estado. E que, no caso de Cariacica, a mobilidade urbana, para ser satisfatória, também depende da interligação das ciclovias das cidades que compõem a Região Metropolitana. Dessa maneira, o ciclista teria como se locomover de forma contínia e segura entre municípios.
 
É preciso observar que o volume de veículos nas ruas continua a aumentar a um ritmo mais rápido que a capacidade da malha viária, e os congestionamentos causam problemas de mobilidade cada vez maiores nas cidades.  A solução seria a implantação de um sistema efetivo de gestão de trânsito e de transporte urbano. Uma das premissas para que isso aconteça passa, diretamente, pela construção de ciclovias, ciclofaixas e bicicletários.
 
Pensando nisso, a atual administração de Cariacica traçou várias diretrizes em seu Programa de Mobilidade Urbana que contempla as seguintes questões:
 
– Ampliar a interligação dos bairros da cidade com transportes regulares e fretados;
 
– Descentralizar os fluxos de transporte, possibilitando o atendimento de regiões mais remotas ou inseridas nos pólos do Turismo;
 
– Melhorar a rede e a qualidade dos transportes nos diversos modais (aquaviário, ciclovias, etc);
 
– Implantar nos bairros ciclofaixas e ciclovias, dando condições de circulação aos munícipes que fazem uso da bicicleta como meio de transporte”.

Mais Lidas